Secretaria Municipal de Obras

• Av. Alberto Braune, 225 - Centro - Nova Friburgo - RJ - CEP: 28613-001
  • 09h às 17h

Secretaria Municipal de Obras

Tem por finalidade planejar, coordenar e executar projetos públicos como construção de praças, escolas, postos de saúde e abertura de novas vias de acesso, executa obras de asfaltamento, drenagem, construção de pontes e passarelas de madeira ou concreto; abertura e manutenção de poços artesianos e demais atribuições a serem definidas pelo Poder Executivo Municipal.
• Subsecretaria de Obras.
• Subsecretaria de Estradas de Rodagem.
• Subsecretaria de Obras Especiais.
• Subsecretaria de Apoio Operacional.

.

Prefeito Renato Bravo detalha pacote de projetos

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (06), um pacote de obras envolvendo as áreas de saúde, mobilidade, cultura e esportes. As intervenções foram apresentadas pelo próprio prefeito Renato Bravo e irão beneficiar toda cidade. Ainda nesta semana, um pedido de autorização legislativa será encaminhado à Câmara para iniciar os processos de contratações das empresas que executarão as ações.

No Hospital Municipal Raul Sertã, duas importantes obras, paralisadas por falta de recursos, devem ser concluídas no segundo e terceiro pavimentos. São procedimentos que já estão licitados e vão expandir as dependências da unidade, criando mais 19 leitos para adultos, 10 infantis e cinco salas cirúrgicas. As melhorias vão triplicar o número de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e a quantidade de pacientes atendidos atualmente.
Uma reivindicação popular também foi contemplada pelo Município. A Estação Livre, antiga rodoviária urbana, receberá coberturas laterais respeitando a arquitetura original do imóvel para garantir conforto, proteção e segurança aos usuários do transporte público. No entorno, serão construídas passagens de pedestres e muretas de proteção.

Para favorecer a mobilidade urbana, será implantada uma ciclovia às margens do Rio Bengalas, ligando os bairros Duas Pedras ao Paissandu. Um trecho entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino, onde já há previsão de espaço para circulação de bicicletas, receberá sinalização. Um terceiro trecho de ciclovia, entre o Paissandu e a Praça 1° de Maio, em Olaria, não será executado neste momento mas está no projeto original de circulação para ciclos.
Ainda neste segmento de mobilidade, a Prefeitura vai tirar do papel o projeto da Avenida Brasil, via paralela à Avenida Governador Roberto Silveira, em Conselheiro Paulino. Serão construídas duas pontes sobre o Rio Bengalas: uma em frente à Upa e a outra em frente à Subprefeitura de Conselheiro, no Prado. O asfaltamento de todo esse trecho inicial da Avenida Brasil depende do Governo Estadual concluir a obra da ponte de pedestres na altura do Colégio Rui Barbosa.

Em Olaria, uma das áreas mais populosas da cidade, será construída uma praça com vários equipamentos de esporte, cultura e lazer. O espaço terá um parquinho infantil, um anfiteatro, um pequeno auditório e ambiente de esportes. Esta praça ocupará o antigo pátio de estacionamento da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana.
No quesito espaços públicos, a Praça do Suspiro também foi contemplada neste pacote com uma expansão englobando o terreno entre a esquina da Rua General Osório e a sede do Tiro de Guerra. O objetivo desta iniciativa é valorizar um dos principais pontos de acolhimento de turistas no Centro da cidade.

Por fim, o prefeito anunciou a reforma de quadras de esportes em várias localidades de Nova Friburgo. Estão incluídos os ginásios de Conselheiro Paulino, Duas Pedras, Olaria, Cordoeira, e as quadras de Lumiar, Olaria (casas populares), Mc Niven, Vila Amélia, São Geraldo, Tiradentes (Amparo) e Campo do Coelho. Com isso, a população poderá ter um ganho real na prática esportiva.

Os recursos para a execução de todas essas ações vêm da venda das ações da Energisa, que seriam destinados à aquisição da antiga Fábrica Ypu, mas a compra foi indeferida pela Justiça. O montante é de R$ 25,8 milhões. De acordo com o prefeito Renato Bravo, “neste momento, poucos municípios no país têm a possibilidade de investir um valor como esse em áreas tão importantes para a população como estas que apresentamos hoje”.