Meio Ambiente

 

Adoção de Praças e Áreas de Esporte e Lazer


APRESENTAÇÃO

O Programa Municipal de Adoção de Áreas de Esportes e Lazer, dispõe sobre a parceria da Prefeitura Municipal com empresas e entidade da sociedade civil, realizada por meio da adoção de praças e áreas de esporte e lazer, contribuindo com o poder público nos cuidados e conservação destas, onde os adotantes ficam autorizados a afixarem placas nos locais para divulgar suas marcas com fulcro na Lei Municipal nº 3.239/2003 e Decreto Municipal n°384/2003.

Considerando a existência de um grande número de praças públicas, parques, jardins, áreas de esporte e lazer, mobiliários, áreas verdes e equipamentos urbanos que necessitam de cuidado e manutenção permanente no Município, o presente programa visa a padronização de procedimentos administrativos relativos à participação dos interessados com projetos e propostas de cunho urbanístico e paisagístico, objetivando a promoção de maior sensação de pertencimento e hábitos preservacionistas da população sobre essas áreas, bens e equipamentos.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ADOTANTE

1- O direito de divulgar sua marca em placas indicativas da adoção, de acordo com Decreto Municipal N°384/2003;

2- Reconhecimento pelo poder público e comunidade do benefício prestado à sociedade;

3- Associação da marca à responsabilidade social, ambiental e urbanística.

 

CARACTERÍSTICAS DAS ÁREAS ADOTÁVEIS

Praças e Parques: Espaço público livre de circulação dentro de área urbana e periurbana, destinado à convivência, recreação, atividades econômicas e culturais. Geralmente dispõe de mobiliário urbano, equipamentos de lazer, arborização e permeabilidade.

Largos e Jardins: Áreas ajardinadas e/ou arborizadas identificadas como áreas verdes e públicas, com função contemplativa e de lazer.

Horto Florestal: Área verde destinada à recreação, educação ambiental, pesquisa, produção de mudas e divulgação de conhecimento.

Hortas Urbanas: Área verde pública destinada à agricultura urbana.

Áreas de Esportes e Lazer: Locais para prática de exercícios físicos, quadras poliesportivas, parques infantis, pistas de skate, academias ao ar livre, e outras.

 

Link para Mapa Interativo das áreas de Esporte e Lazer