SEMMADUS PARTICIPA DE MAIS UMA EDIÇÃO DO RIO CONSTRUÇÃO

Publicado em: 20/09/2023 15:55 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino

SEMMADUS PARTICIPA DE MAIS UMA EDIÇÃO DO RIO CONSTRUÇÃO

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semmadus) participou na última terça, 20, de mais uma edição do Rio Construção, em parceria com a Firjan. A secretária da pasta, Andrea Duque Estrada, teve participação especial na mesa-redonda, que tinha como tema a simplificação e desburocratização de licenciamentos para edificações.

Na ocasião foi realizado um diálogo entre o setor público e privado no qual foi discutida a agilidade na emissão dos licenciamentos municipais, acelerando a realização das obras, atraindo investimentos, aumentando a arrecadação das prefeituras e gerando mais empregos.

No debate foram mencionadas as consideráveis melhorias que a Semmadus obteve com a participação no programa Licença 4.0, reduzindo o tempo de tramitação dos processos para obtenção do Alvará de Construção para casas unifamiliares de uma média de 356 dias para 60 dias. Nos demais processos mais complexos o tempo foi reduzido para uma média de 120 dias e, na maioria dos casos, incluindo as licenças ambientais.

A secretária ainda salientou que os processos de melhoria continuam com o grande objetivo de fomentar o desenvolvimento da cidade de forma responsável.

Este ano, o evento teve proporção internacional e contou com a presença de mais de cinco mil pessoas de diversas áreas da construção civil, entre eles os maiores líderes e players globais do ramo, representantes do setor público, empresários, profissionais e estudantes que discutiram as inovações que vão transformar o futuro da construção.