SSUBEA ACOMPANHA CAVALGADA E COMPROVA POUCAS INFRAÇÕES

Publicado em: 02/05/2024 17:08 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

SSUBEA ACOMPANHA CAVALGADA E COMPROVA POUCAS INFRAÇÕES

No último domingo, 28 de abril, foi realizada em Nova Friburgo a tradicional Cavalgada de São Jorge, adiada do dia 23, dia dedicado ao chamado santo guerreiro. E como tem acontecido nos últimos anos, uma equipe das Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), setor da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Friburgo, se fez presente. O objetivo foi acompanhar o tratamento dado aos animais durante o evento, que começou no distrito de Conselheiro Paulino e teve percurso até as ruas centrais da cidade.

A equipe da Ssubea esteve presente antes do início da cavalgada e durante toda a travessia da cidade, com quatro funcionários, liderados pela subsecretária Elisângela Rodrigues, e contou com mais três integrantes da Guarda Civil Municipal. Foram fiscalizados em torno de 900 cavalos que participaram da cavalgada.

De acordo com a subsecretária, foram encontradas nove esporas. Também foram retirados quatro animais que não estavam selados ou ferrados. “Um número extremamente pequeno em comparação a quantidade de animais”, comentou Elisângela. Ela lembra que em Nova Friburgo esses eventos não são proibidos, porém não é permitido o uso de materiais que causem dor ou desconforto ao animal. A multa para o cavaleiro ou organizadores flagrados utilizando algum material que infrinja dor ao animal é de mil Ufirs.

Elisângela salienta a importância da fiscalização como modo de coibir maus-tratos, pois em comparação com a primeira cavalgada fiscalizada pela Ssubea, o número de infrações encontradas foi mínimo, “o que demonstra que os cavaleiros estão se conscientizando”, frisou.