ALÉM DO FRI FESTIVAL, DESFILE CÍVICO-MILITAR MARCA OS 205 ANOS DE NOVA FRIBURGO

Publicado em: 11/05/2023 15:32 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

ALÉM DO FRI FESTIVAL, DESFILE CÍVICO-MILITAR MARCA OS 205 ANOS DE NOVA FRIBURGO

Como tradicionalmente acontece no aniversário da cidade, um desfile cívico-militar vai comemorar os 205 anos de Nova Friburgo. As solenidades têm início às 7h30, em frente a sede da prefeitura, e depois seguem pela Avenida Alberto Braune, com encerramento previsto para o meio-dia, contando com a presença do prefeito Johnny Maycon, secretários e outras autoridades civis e militares. Este ano o aniversário da cidade também é comemorado com a realização do Fri Festival, na Praça do Suspiro.

A concentração dos militares em frente a prefeitura está marcada para as 7h30, seguindo-se o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional, Municipal e da Independência e revista à tropa. Em seguida as autoridades seguem para o palanque oficial.

A primeira parte do desfile terá a Banda Campesina Friburguense, Sanatório Naval de Nova Friburgo, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade Amigos da Marinha e o Projeto Força no Esporte; Tiro de Guerra de Nova Friburgo e Veteranos do Tiro de Guerra; Polícia Militar, Projeto Solução, 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Cruz Vermelha e a Banda Euterpe Friburguense.

A segunda parte conta com o Colégio Nossa Senhora das Dores, União Brasileira de Trovadores (UBT), Secretaria Municipal de Agricultura, equipes de airsoft, Brazilian Fight MMA e Grativol BJJS, Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (Acanf), Escaravelhos da Serra, Associação de Motociclistas de Nova Friburgo (Amonf), Moto Clube Águias de Cristo, Moto Clube Águias Estradeiras, Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), Mestre Caroço, Casa Madre Roselli, Apae NF + Apae Volta Redonda, Assistência Social + Merci Cia. de Dança, Casa da Criança, Colégio Estadual Canadá e Ascofri nas Escolas + Instituto Fribourg-Nova Friburgo.

Ainda desfilam a Secretaria Municipal de Educação, com representações das escolas Lafayette Bravo Filho, Iza Saippa Ranucci, Santa Paula Frassinetti, Jardel Hottz, Hélio Gonçalves Correa, Estação do Rio Grande, Dinah Lantimant Bravo, Odette Penna Muniz, Claudir Antônio de Lima e Padre Rafael; Grupo de Arte Sem Com Texto - De passagem, alas livres, Clube de Xadrez, conselheiros escolares, Sala de Leitura, De olho no Futuro, Cipa nas Escolas, Câmara Jovem, Projeto Siga, Amigos da Água, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Escola de Enfermagem.

Também participam do desfile o Educandário Miosótis, Pensi, Levados da Breca, Assed, Banda Euterpe Lumiarense, Escola Firjan–Sesi, Inec Silvana Gym, Educandário Serrano, Colégio Serrano, União das Bandas das Assembleias de Deus, Movimento Desperta Débora, ex-alunos do Colégio Anchieta, Associação Pestalozzi, Coro Lírico Acrópolis, Humedica Brasil e Ponto de Cultura de Olaria.