NOVA FRIBURGO SERÁ UMA DAS POUCAS CIDADES BRASILEIRAS A CONTAR COM SISTEMA PARA ATUALIZAÇÃO DA BASE CADASTRAL

Publicado em: 10/05/2023 16:16 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Fernando Moreira

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, publicou na edição desta terça-feira, 9 de maio, no Diário Oficial Eletrônico do Município, a homologação de licitação para contratação de empresa especializada em gestão da informação.

De acordo com Rodrigo França, secretário da pasta, o Governo Municipal pretende atualizar a base cadastral do Município, que é bastante deficiente. O trabalho será desenvolvido pela empresa Muove Brasil S.A., que cotou o menor valor total de R$ 324.624,96, e promoverá a atualização cadastral para que a Secretaria Municipal de Finanças possa ser mais ágil e assertiva na comunicação com o cidadão friburguense.

Com isso, a Prefeitura de Nova Friburgo pretende otimizar receitas e despesas municipais, por meio de plataforma digital, na modalidade de software como serviços (SaaS — Software as Service), com apoio técnico especializado em análise de dados, incluindo hospedagem em nuvem e consultoria de implantação no Município, contemplando integração e análise de dados e informações de bases cadastrais, financeiras e tributárias, notificação de contribuintes via e-mail, SMS e Whatsapp, além de suporte técnico especializado e treinamento para atender as necessidades do setor de Fiscalização Tributária da Secretaria Municipal de Finanças.

Com a iniciativa da atual gestão municipal, Nova Friburgo se torna uma das poucas cidades do Brasil a contar com o sistema. Com o auxílio da tecnologia, a empresa contratada (que já possui base cadastral grande), fará cruzamento de dados com a Receita Federal e outros órgãos, de modo a atualizar a base cadastral da Prefeitura.

Assim o Governo Municipal também pode ter um aumento de arrecadação, já que a cobrança dos tributos será feita de forma mais eficaz, o que contribui para a elaboração de políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida da população friburguense.