PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO RECUPERA ACESSO À CALEDÔNIA

Publicado em: 08/05/2023 17:26 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO RECUPERA ACESSO À CALEDÔNIA

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha, realizou o difícil trabalho de recuperação da estrada de acesso ao Pico da Caledônia, local estratégico para a comunicação de empresas públicas e privadas, de níveis local, estadual e nacional, com suas antenas. Sem contarmos com as inúmeras propriedades ao longo do trecho. O subprefeito Matiel Gonçalves e sua equipe prestaram esse serviço no final do mês de abril e início de maio, tendo contado com apoios importantes das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, da superintendência regional do Instituo Estadual do Ambiente (Inea), empresas e voluntários.

O trabalho se estendeu por duas semanas e o andamento dependeu das condições do tempo, inclusive com chuva, e do acesso ao local, que estava precário. Foram utilizados uma máquina retroescavadeira, um caminhão basculante e uma caminhonete Saveiro, apesar das dificuldades de acesso, inclusive para transporte das refeições para os trabalhadores (no que ajudaram a Defesa Civil, que cedeu outras duas caminhonetes e voluntários), além do transporte de gasolina para as roçadeiras.

O serviço constou de tapa-buracos do percurso com pedra 3 na base e recapeamento com asfalto, inclusive no platô da rampa de parapentes. Também foram recuperadas as valetas. Além disso, os funcionários trabalharam fazendo roçada e limpeza, corte de árvores, desobstrução de bueiros e caixa de passagem na guarita.