EX-SECRETÁRIA SIMONE DE ALMEIDA FAZ BALANÇO DOS PERÍODO À FRENTE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

Publicado em: 09/06/2022 18:26 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

EX-SECRETÁRIA SIMONE DE ALMEIDA FAZ BALANÇO DOS QUASE QUATRO MESES EM QUE ESTEVE À FRENTE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Simone de Almeida, que deixou recentemente o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, ficou à frente da pasta por mais de três meses. No entanto, apesar do curto período, deixou um legado de muito trabalho e avanços no setor.

De 14 de fevereiro a 31 de maio, período em que Simone esteve à frente da secretaria, alguns avanços foram obtidos, como a reorganização dos fluxos de trabalho na gestão da pasta; reutilização do Sistema Informatizado de Gestão e estruturação da equipe de vigilância sócio-assistencial; apoio humanitário a Petrópolis na tragédia climática; instituída a comissão para construção do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS -  2022/2025), cumprindo o artigo 30 da Loas); entrega do PMAS (2022/2025) ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); instituída a comissão para elaboração do Plano Decenal de Medidas Sócio-Educativas; reativada a comissão de condicionalidades do Programa Auxílio Brasil; reativação do acesso do Creas ao Cadastro Único; realizada a revisão da lei de benefício eventual, com inclusão do auxílio natalidade; resolvida a questão de definição de local e aluguel do espaço do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos; termo de referência para ofertar o benefício natalidade por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de 0 a 6 anos; descentralização da distribuição do Cartão Recomeçar; parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para executar o Projeto Jovem Alerta e Programa de Estágio.

Além disso, também foi elaborada extensa programação em celebração ao Mês da Mulher. Na ocasião foi feita a divulgação dos serviços do Centro de Referência da Mulher (Crem), na antiga Rodoviária Leopoldina; roda de conversa nos Cras; encontro com os jovens no Senai; seminário de enfrentamento ao feminicídio e enfrentamento a violência contra mulher. 

Também houve articulação com a Secretaria Municipal de Educação para realizar atividades como o encontro regional com as unidades escolares de acordo com a área de abrangência dos Cras; busca ativa – Unicef; reativação da comissão das condicionalidades do programa Auxílio Brasil; fluxo para atender a população em situação de rua no EJA; reunião no Palácio Guanabara sobre recursos da FIA a serem repassados para as Intuições de Nova Friburgo; reunião na Prefeitura do Rio para troca de experiência no atendimento a pessoa em situação de rua; e abertura de processo para implantação do hotel social para pessoas em situação de rua. 

A então secretária Simone de Almeida também participou de audiências públicas sobre diversos temas, como feminicídio, doenças raras, população em situação de rua, autismo, antimanicomial, visitas às instituições Pestalozzi, Apae e Casa da Criança; participação nos trabalhos dos conselhos de Direitos do Idoso, Mulher, Criança e Adolescente, Assistência Social, Segurança Alimentar e Pessoa com Deficiência. 

Nesse período também foi assinada a renovação do Termo de Convênio 2022 do Programa Estadual de Combate a Violência e Descriminação a lésbicas, gays, travestis, transsexuais e intersexual; participação em reunião realizada na Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável para implantação de dois projetos: Envelhecimento Ativo e Ativa Idade, com a contratação de seis profissionais, custeados pelo governo do estado.

Por fim, após visitas e reuniões no Ministério da Cidadania e Mulher, Família e Direitos Humanos; secretarias nacionais de Assistência Social, Primeira Infância, Mulher, Juventude e Idoso; Câmara Federal e Assembleia Legislativa. O resultado dessas articulações foi a disponibilidade de emendas parlamentares e convênios estaduais em um montante de mais de R$ 4 milhões para implantação de vários serviços e equipamentos para atender de forma estruturada a população friburguense.

Além disso, foi organizada, de forma emergencial, por conta das baixas temperaturas no município, a abordagem noturna e acolhimento humanizado para pessoas em situação de rua. A ação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal e outras secretarias afins, bem como com a doação de gêneros alimentícios e cobertores por parte da sociedade civil. Uma campanha de doação de agasalhos também foi lançada para compor os trabalhos.


Imagens