PREFEITURA MANTÉM AÇÕES PREVENTIVAS E DE MANUTENÇÃO EM FUNÇÃO DAS CHUVAS

 

Publicado em: 20/10/2021 17:45 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

Whatsapp

 

PREFEITURA MANTÉM AÇÕES PREVENTIVAS E DE MANUTENÇÃO EM FUNÇÃO DAS CHUVAS

As últimas semanas do mês de outubro em Nova Friburgo têm sido marcadas por dias frios e com chuva fraca a moderada. A Secretaria de Defesa Civil tem monitorado as ocorrências e acompanhado as mudanças de cenário meteorológico na cidade, sempre com base nos alertas emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

As equipes das subprefeituras de Campo do Coelho e de Lumiar e São Pedro da Serra, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, estão atuando na limpeza e manutenção das estradas vicinais. No cronograma de trabalho das secretarias de Obras e Serviços Públicos e das subprefeituras de Conselheiro Paulino e de Olaria, Cônego e Cascatinha, as chuvas não impactaram na rotina de trabalho, dando sequência ao planejamento das ações diárias nos bairros e distritos. 

O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, disse que a chuva dos últimos dias não alterou o cronograma de limpeza dos bairros, apenas diminuiu o rendimento das equipes. "A boa notícia é que com o trabalho preventivo que estamos realizando na cidade, com a limpeza dos bueiros e retirada de lixo, não tivemos registros de  transtornos e alagamentos”. 

A  prefeitura reforça que para garantir a segurança da população nos dias de chuva, é fundamental a  colaboração dos moradores não descartando lixo irregularmente em vias públicas, pois esse lixo em dias de chuvas fortes acaba sendo arrastado, obstruindo bueiros e galerias, dificultando a vazão da água. 

O secretário municipal de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva, salienta que em situações de chuvas, a população deve manter a precaução. “Deve-se evitar locais com alagamentos e áreas de risco, com erosão ou talude que já esteja interditado pela Defesa Civil. Evite ficar em casas que estejam interditadas, ou próximo delas, vá para um local seguro. Em caso de dúvidas, procure a Defesa Civil para que seja feita uma avaliação e trazer mais segurança para a população”, enfatizou Evi. Em caso de emergência, ligue 199.


Imagens