DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO: PREFEITURA REALIZA AÇÕES CONTRA O TABAGISMO

Publicado em: 30/08/2021 18:52 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO: PREFEITURA REALIZA AÇÕES CONTRA O TABAGISMO

No último domingo, 29 de agosto, foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Essa data tem como objetivo alertar a população e, especialmente os jovens, sobre as consequências do uso dos produtos derivados do tabaco e os benefícios alcançados por meio da cessação de fumar.

Em 2021 o tema da campanha é “Comprometa-se a parar de fumar”, com a finalidade de motivar os países a desenvolverem estratégias que auxiliem pelo menos 100 milhões de pessoas que são tabagistas a deixarem de fumar em todo o mundo.

Em Nova Friburgo, desde 2010, há o Programa de Controle do Tabagismo que oferece tratamento nas unidades de saúde, além de ações de prevenção à iniciação junto ao Programa Saúde na Escola. Apesar disso, de acordo com o último levantamento, realizado em 2019, pela Pesquisa Nacional de Saúde, há 19.049 fumantes no município.

Nesta segunda-feira, 30 de agosto, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou ações contra o tabagismo no centro da cidade. Foram distribuídos panfletos pelo comércio da Avenida Alberto Braune, enfatizando a proibição da venda de cigarros a varejo. Além disso, as equipes da Vigilância também promoveram orientações sobre os malefícios do tabagismo e os tratamentos na Estação Livre.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que fumar traz riscos à saúde, podendo causar câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, úlcera, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez. A qualidade de vida melhora ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando as pessoas menos vulneráveis às inúmeras doenças, dentre elas, a covid-19.