FEVEREIRO LARANJA E ROXO: CONHEÇA AS CAMPANHAS DESTE MÊS

 

Publicado em: 06/02/2023 19:03 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

FEVEREIRO LARANJA E ROXO: CONHEÇA AS CAMPANHAS DESTE MÊS

Esse é um mês dedicado a muitas causas importantes que precisam ser debatidas na sociedade. Uma delas é o "Fevereiro Laranja", que coloca em pauta o combate à leucemia, que é um câncer que ocorre no sangue, incluindo a medula óssea.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa é uma doença que comumente ataca pessoas que tiveram contato com agentes causadores, como agrotóxicos, sílica, benzeno e xileno. Geralmente, agricultores, operários da indústria química e construção civil, trabalhadores de laboratório, mineradores são os profissionais expostos a esses produtos. 

O ‘’Fevereiro Roxo’’ também coloca em evidência assuntos extremamente necessários. Um deles é o Alzheimer, transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória. 

Outro foco da campanha é a doença inflamatória autoimune: Lúpus. Uma enfermidade que pode atingir diversas partes do corpo e provém de uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

O mês roxo ainda debate a fibromialgia, que acomete 3% da população e é uma doença reumatológica, ou seja, atinge o sistema locomotor. As principais características são o aparecimento de dor muscular generalizada, aumento da sensibilidade, fadiga, alterações de sono e humor. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo preza pela boa informação. Com isso, as unidades de saúde da rede básica do município estão realizando rodas de conversa, com o objetivo de promover a prevenção e conscientização sobre os temas deste mês.