VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL PARTICIPA DE CURSO SOBRE CONTROLE VETORIAL DA LEISHMANIOSE

Publicado em: 28/08/2023 16:04 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

A equipe da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo, participou de uma capacitação para os agentes de combates de endemias (ACEs) sobre o controle vetorial da leishmaniose, em referência a Semana Nacional de Combate à Leishmaniose, que foi comemorada neste mês.

Essa é uma doença provocada por protozoários do gênero leishmânia, que habitam e se multiplicam no interior das células do sistema de defesa do corpo. Elas são divididas em dois tipos: a leishmaniose tegumentar ou cutânea, e a leishmaniose visceral ou calazar. As medidas preventivas se baseiam no controle dos vetores e dos reservatórios.

O curso foi ministrado pela doutora Andressa Fuzari, do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam diretamente no monitoramento dos flebotomíneos, insetos transmissores de patógenos causadores da enfermidade. Também objetivou incentivar iniciativas educativas e preventivas, fomentar discussões relacionados às políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose, respaldar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose promovidas pela sociedade civil e disseminar os avanços científicos e técnicos associados à prevenção e ao enfrentamento da leishmaniose.

Agora a Vigilância em Saúde Ambiental realizará ações para informar e conscientizar os servidores da rede pública de saúde e toda a população de Nova Friburgo, realizando um trabalho conjunto de prevenção à doença.