NOVA FRIBURGO REALIZA 5ª CONFERÊNCIA MUNCIPAL DE CULTURA NESTA SEXTA E SÁBADO

Publicado em: 23/08/2023 19:59 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

NOVA FRIBURGO REALIZA 5ª CONFERÊNCIA MUNCIPAL DE CULTURA NESTA SEXTA E SÁBADO

A Secretaria de Cultura realiza a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Friburgo nos dias 25 e 26 de agosto, na Oficina Escola de Artes, no Centro. O evento será um espaço de diálogo e convergência que visa fortalecer a Cultura como política essencial para o desenvolvimento e a identidade de nosso Município. O tema central deste encontro é "Democracia e Direito à Cultura", destacando a importância da participação ativa da sociedade na construção de políticas culturais inclusivas e representativas.

No dia 25, sexta-feira, a abertura da Conferência acontece às 18h30, com credenciamento dos participantes. Neste dia, a programação vai até as 22h. No sábado, as atividades estão programadas das 9h às 16h. Estão confirmadas as presenças de Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa; Júlia Pacheco, secretária das Culturas de Niteroi e Edu Nascimento, coordenador da Representação Estadual do MinC RJ.

A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Friburgo representa uma oportunidade única para fortalecer a cultura como um pilar essencial para o desenvolvimento humano e social de nosso município. Seus seis eixos temáticos buscam fomentar a participação ativa da sociedade na construção coletiva. Unindo vozes e saberes, poderemos construir diretrizes sólidas que fortaleçam a democracia e garantam o direito à cultura para todos os cidadãos.

Confira os objetivos da 5ª Conferência Municipal de Cultura:

I - Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural;
II - Ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política;
III - Promover a avaliação do Plano Nacional de Cultura PNC no âmbito do Município de Nova Friburgo;
IV - Propor diretrizes para a criação de um novo Plano Municipal de Cultura e de um Plano Nacional de Cultura – PNC;
V - Definir diretrizes prioritárias para garantir a transversalidade nas Políticas Públicas;
VI - Revisão do Sistema Municipal de Cultura e estratégias para potencializar a adesão do Município ao Sistema Nacional de Cultura – SNC;
VII - Debater sobre a divisão de atribuições entre os entes federados;
VIII - Construir uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa;
IX - Eleger e dar posse aos delegados para a próxima Conferência Estadual de Cultura e de Fóruns;
Serão elaboradas propostas para 6 eixos temáticos estipulados pelo Ministério da cultura, são eles:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura:
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social:
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória:
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural:
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade:
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais:

Que esta conferência seja um marco significativo em nosso município, impulsionando políticas culturais transformadoras e engajando toda a sociedade na construção de um futuro mais plural e solidário. Unidos, construiremos uma cultura que reflita nossa diversidade e abrace nossas raízes, promovendo o desenvolvimento integral de Nova Friburgo.