PRAZO PARA ENVIO DO ITR 2023 TERMINA EM 29 DE SETEMBRO

Publicado em: 16/08/2023 17:27 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Priscila de Lima

PRAZO PARA ENVIO DO ITR 2023 TERMINA EM 29 DE SETEMBRO

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Nova Friburgo lembra aos donos de imóveis rurais que o prazo para envio da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2023 se encerra no dia 29 de setembro. É importante que o proprietário rural cumpra suas obrigações tributárias, respeitando o prazo estabelecido para evitar complicações e penalidades.

O Imposto Territorial Rural é um tributo fundamental para a manutenção do desenvolvimento rural e da preservação ambiental. Ele incide sobre as propriedades rurais e possui um papel crucial na gestão sustentável dos recursos naturais e no fortalecimento da economia do campo.

Para realizar a declaração é necessário informar dados da propriedade, como localização, área e uso do solo, detalhes da atividade desenvolvida no imóvel rural, além de informar sobre eventuais alterações, como construções e benfeitorias, assim como dados sobre a titularidade do imóvel e possíveis cotitulares.

O ITR pode ser feito por contadores ou através do site da Receita Federal. O proprietário rural pode procurar ainda a sede da Secretaria de Agricultura ou do Sindicado Rural, na Ceasa, que receberá o auxílio necessário para concluir a declaração.