ESCOLA MUNICIPAL IZABEL GOMES SIQUEIRA REALIZA AÇÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO E FAMÍLIA

Publicado em: 12/05/2023 14:47 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

Nesta quinta-feira, 11, a Escola Municipal Izabel Gomes Siqueira, no Parque das Flores, no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, realizou uma palestra como parte das ações do Programa Educação e Família (PEF), do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa foi desmembrada em duas apresentações, uma voltada para os alunos e a outra para os pais e responsáveis.

O Programa Educação e Família foi estabelecido seguindo três princípios: a promoção da educação como direito social básico; a oferta de educação de qualidade para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; e o protagonismo da família e da escola na garantia do direito à educação e na construção do projeto de vida do estudante.

A palestra do PEF, voltada para as crianças, teve como enfoque a importância dos sonhos, encorajando as crianças a terem um propósito na vida e não deixarem de acreditar que é possível realizar aquilo que se sonha. Para os pais, a temática abordada foi a questão da família como instituição educadora, abordando, inclusive, questões relacionadas às tecnologias e o quanto os responsáveis devem estar atentos à utilização destes recursos pelos seus filhos.

Por meio de ações, o programa busca incentivar o envolvimento familiar, pautado no diálogo coletivo com a comunidade escolar. A coordenadora do Conselho Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME) e articuladora municipal do PEF, Martha Rachel, também destacou a importância do Conselho Escolar na prática e a integração de profissionais técnicos/pedagógicos, da administração escolar, do apoio, comunidade local, alunos, pais e professores.

Os alunos Davi e Giovanna, eleitos representantes do segmento aluno do Conselho Escolar para o biênio 2023/2025, estiveram presentes. As palestras foram ministradas pelo pedagogo Ivan Emídio. Outras escolas municipais foram selecionadas pelo MEC e desenvolverão as atividades do PEF em 2023: Bernardo Pacheco, Cypriano Mendes da Veiga, Hermínia dos Santos Silva, Hermínia da Silva Condack, Lafayette Bravo Filho, Professor Messias de Moraes Teixeira e Vevey La Jolie.