NOVA FRIBURGO É A ÚNICA CIDADE DO ESTADO HABILITADA A SEGUIR EM ESTRATÉGIA DO MINISTÉRIO DO TURISMO

 

Publicado em: 11/05/2023 17:50 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO É A ÚNICA CIDADE DO ESTADO HABILITADA A SEGUIR EM ESTRATÉGIA DO MINISTÉRIO DO TURISMO

Nova Friburgo segue fazendo bonito quando o assunto é turismo. Na última terça-feira, 9 de maio, o Município recebeu mais uma grande notícia para o setor. O Ministério do Turismo (MTur) divulgou a lista com os municípios habilitados a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). E das quatro cidades fluminenses que participaram da iniciativa, Nova Friburgo é a única que foi habilitada a seguir à próxima fase. Búzios, Paraty e Valença também participaram, mas não foram habilitadas.

O objetivo da iniciativa é oferecer aos selecionados consultoria para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes. Ao todo, 42 municípios de todo país foram habilitados nesta primeira etapa classificatória e, a partir daí, serão escolhidos dez para participarem da estratégia.

“Estamos contentes em sermos a única cidade do estado do Rio de Janeiro que avançou na classificação do edital. Será uma grande oportunidade para o Município participar desse projeto. Trata-se de um grande avanço, por isso estamos na expectativa de resultados positivos para as próximas etapas”, declarou Renan Alves, secretário municipal de Turismo.

“O DTI é uma ação que transformará realidades, conferindo mais competitividade aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação. É mais investimento no turismo do nosso Brasil”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

DTI - Um Destino Turístico Inteligente é um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.