CARNAVAL NOVA FRIBURGO 2023: DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA COM DIVERSAS NOVIDADES E MUITAS ATRAÇÕES

 

Publicado em: 03/02/2023 17:33 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

CARNAVAL NOVA FRIBURGO 2023: DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA COM DIVERSAS NOVIDADES E MUITAS ATRAÇÕES

Está chegando a hora da folia. Vem aí o Carnaval Nova Friburgo 2023! Recheado de boas atrações, desde bandas locais a artistas de renome nacional, o Carnaval friburguense promete agradar moradores da cidade e turistas durante os seis dias de folia. Isso mesmo, serão seis dias de Carnaval. Os festejos terão início na quinta-feira, 16 de fevereiro, e se estenderão até a terça-feira, 21 de fevereiro. Na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, ainda tem a apuração da disputa entre as escolas de samba dos grupos Especial e A.

Para anunciar todas as novidades e atrações do Carnaval Nova Friburgo 2023, a Prefeitura de Nova Friburgo promoveu uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf). No encontro, representaram o Governo Municipal os secretários de Turismo, Renan Alves; de Cultura, Daniel Figueira; e de Ordem e Mobilidade Urbana, Renato de Souza Silva. 

Historicamente, Nova Friburgo é considerada a cidade que promove o segundo maior Carnaval do Estado do Rio de Janeiro. Mas de agora em diante, o Município irá fortalecer a ideia de que aqui se faz “o maior Carnaval do interior do Brasil”. 

Ao todo, durante os seis dias de folia, serão mais de 120 atrações, como a ‘Micareta Friburgo’ - que terá direito a trio elétrico, além dos tradicionais desfiles das escolas de samba, blocos de embalo, matinês, a ‘Momo Bier Fest’ (conhecida como a “Rua da Cerveja”) e muito mais. 

As atrações do Carnaval Nova Friburgo 2023

E para garantir que friburguenses e turistas curtam o Carnaval de Nova Friburgo do início ao fim com qualidade, estão programados grandes shows que prometem atrair também muitos turistas para a cidade. Além disso, também terão apresentações de DJs e os tradicionais concursos da Corte do Carnaval; Fantasias; Cães Fantasiados; Fantasia Infantil; e Gay do Carnaval. 

No dia 16 (quinta-feira) o pontapé inicial será no evento ‘Serra Folia’, que terá apresentação do grupo Vou Zuar. No dia 17 (sexta-feira) é a vez do grupo Sambô subir ao palco. No dia seguinte (sábado, 18) o show será por conta do sambista Dudu Nobre. No domingo (19 de fevereiro) é a vez do cantor e ator Serjão Loroza. Na segunda-feira, (20 de fevereiro), a folia continua com o tradicional bloco carioca Cordão da Bola Preta, o mais antigo do Rio de Janeiro. E pra fechar com chave de ouro, na terça-feira (21 de fevereiro), quem encerra o Carnaval Nova Friburgo 2023 é o grupo Monobloco. 

Os desfiles das escolas de samba do Grupo A serão realizados no sábado de Carnaval, 18 de fevereiro, a partir das 21h. Pela ordem, desfilarão na passarela do samba friburguense: Unidos do Imperador, Bola Branca, Raio de Luar e Globo de Ouro. 

No domingo, 19, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial terão início uma hora antes, às 20h. Pela ordem, irão se apresentar: Imperatriz de Olaria, Vilage no Samba, Unidos da Saudade e Alunos do Samba. 

As novidades da folia friburguense

Para comportar todas essas atrações, a cidade terá dois palcos a mais, além da estrutura que é habitualmente montada: além dos palcos da Praça Dermeval Barboza Moreira e da Momo Bier Fest, também serão montados palcos na Rua Monte Líbano, que terá uma proposta diferente de anos anteriores, bem como na Praça Getúlio Vargas, que irá oferecer uma programação alternativa. 

O Carnaval Nova Friburgo 2023 ainda terá estrutura de telão, mais de 20 blocos de embalo, folia na Casa do Artesão, no Cônego, além de vasta programação no chamado ‘Carnaval nos Distritos’, que será promovido em Lumiar, São Pedro da Serra e Amparo. 

A Programação do ‘Carnaval nos Distritos’

Em Lumiar, na Praça do distrito, será promovido o ‘Me Leva pra Lumiar’. No dia 18, a partir das 14h, terá apresentação do grupo Samba na Serra. No dia 19, às 18h, Pagode Orgânico. No dia seguinte, também a partir das 18h, será a vez da banda Samba Gypsi. E no dia 21, a partir das 18h, fechando a programação, tem show da banda Efeito Estufa. 

O distrito vizinho terá atrações no ‘São Pedro Também Tem’ na Praça do Coreto. Dia 18, às 19h, tem Vlad e Sua Gente. No dia 20, no mesmo horário, é a vez do grupo Os Engajados. Na segunda-feira, 21 de fevereiro, a partir das 18h, tem pagode com Pinguim e os Amigos. No dia 22, terça-feira de Carnaval, tem show da banda Big Black Band.

Já no distrito de Amparo, a folia será na Praça das Sombrinhas e foi batizada de ‘Jogue a Serpentina com Otávio e Carolina’. No dia 20 de fevereiro, a partir das 16h, tem apresentação do grupo Baião de 3. No terça-feira, 21, também a partir das 16h, a apresentação fica por conta de Flávia Oliveira.

Saiba tudo sobre o Carnaval Nova Friburgo 2023

A programação completa do Carnaval Nova Friburgo 2023 pode ser obtida no site criado especialmente para a divulgação da folia (www.carnaval.novafriburgo.rj.gov.br). Mais informações também podem ser obtidas nas redes sociais da Prefeitura (@prefeituranovafriburgo) e da Secretaria Municipal de Turismo (@turismonovafriburgo). 

Para oferecer um Carnaval de qualidade e recheado de boas atrações para friburguenses e turistas, a Prefeitura de Nova Friburgo conta com o apoio e parceria de oito empresas: Casa Friburgo, DLK, EBMA, Frionline, Nova Faol, Grupo SAF, Serra Azul e Stam.