CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA OCORRERÁ ATÉ DIA 31 DE MAIO

Publicado em: 09/05/2020 12:44 | Fonte/Agência: Secom / Talitha Santos

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA OCORRERÁ ATÉ DIA 31 DE MAIO

Secretaria Municipal de Agricultura receberá comprovantes durante todo o mês de junho

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai manter o calendário 2020 de imunização contra a febre aftosa. Por isso, a primeira etapa da Campanha também está confirmada em Nova Friburgo até o dia 31 de maio.

Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. E como de costume, os produtores devem adquirir a vacina em lojas credenciadas (Drogaria Globo, Comercial Friburguense e Casa do Adubo) e utilizar caixas de isopor com gelo no transporte.

A campanha de vacinação realizada anualmente tem que ser mantida para garantir o reconhecimento de que o gado criado, em diferentes estados, está em áreas livres de febre aftosa conforme estabelece a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Isso permite a exportação da produção nacional de carne.

Porém, para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19), foram alterados os procedimentos de comprovação da imunização dos rebanhos contra a febre aftosa, para preservar a saúde dos produtores rurais.

Luiz Fernando, Médico Veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova friburgo explica que  não serão exigidas declarações de comprovação da vacinação que impliquem em comparecimento aos escritórios.

“O pecuarista deverá digitalizar ou fazer uma foto do formulário de declaração e da nota fiscal e enviar para ndanovafriburgo.agriculturarj@gmail.com ou para o Whatsapp (22)99926-6006 , contatos da secretaria municipal de agricultura. Também receberemos a documentação na sede da secretaria, durante o mês de junho”.