ATENÇÃO: A TESTAGEM DA COVID-19 SÓ É FEITA EM QUEM ESTÁ COM SINTOMAS DA DOENÇA 

 

Publicado em: 18/01/2022 19:35 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Whatsapp

 

ATENÇÃO: A TESTAGEM DA COVID-19 SÓ É FEITA EM QUEM ESTÁ COM SINTOMAS DA DOENÇA 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que somente os sintomáticos, ou seja, pessoas com sintomas da Covid-19 no período de cinco a sete dias, podem fazer o teste de detecção ao vírus, segundo o protocolo municipal que é baseado nas recomendações do Estado e Ministério da Saúde.

Esse público irá realizar a coleta do SWAB nasal, em qualquer um dos locais (CT Covid, UPA ou em Lumiar). Esse é um teste rápido que aponta o resultado em alguns minutos. Já as pessoas com mais de oito dias de sintomas, irão realizar o teste com amostra sanguínea, que está disponível somente na Via Expressa.  

Portanto, se você está há cinco dias com algum índice de síndrome gripal, como, por exemplo, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, falta de ar, febre e coriza, busque um dos pontos de triagem. 

Caso você não esteja com indicação da doença, evite aglomerações em locais com alta transmissibilidade, como os centros de testagem e hospitais. Também continue com os cuidados: máscara, higienização das mãos e distanciamento sempre que possível. 

A prefeitura não tem medido esforços para oferecer a testagem a todos os friburguenses. Porém, com o aumento na busca por esses testes, as filas longas e demoradas podem ocorrer. Além disso, respeite o servidor. O profissional de saúde está trabalhando arduamente na linha de frente no combate à Covid-19 e, com certeza, está fazendo o máximo para atender a todos com dignidade e respeito.