SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE DIA DE TESTAGEM PARA DETECÇÃO DO HIV E DA SÍFILIS

Publicado em: 07/12/2021 11:19 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

Ação será realizada no próximo dia 9 de dezembro em Estratégias de Saúde da Família

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima quinta-feira, 9 de dezembro, um dia de testagem rápida para a detecção do HIV e da sífilis, nas unidades de saúde do município. A ação será feita em celebração ao Dezembro Vermelho, mês em que é realizada a campanha de tratamento precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Os testes serão disponibilizados das 9h às 15h, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de São Pedro da Serra, Olaria (II e III), Riograndina, Campo do Coelho, Conquista, Cordoeira, Centenário, São Lourenço e Rio Bonito. É obrigatória a apresentação de um documento original com foto e o cartão do SUS. Não é necessário estar em jejum ou possuir solicitação médica.

A detecção da presença ou não do vírus é importante de forma precoce, já que em casos de resultados positivos, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, possibilitando resultados melhores. O SUS oferece o cuidado integral, incluindo o tratamento medicamentoso e os exames necessários.

Além disso, a rede de saúde, por meio do Programa Municipal IST/AIDS/Hepatites Virais Nova Friburgo, oferece a testagem durante todo o ano no Centro de Saúde Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, nas ESFs de Olaria (II e III), Riograndina, São Pedro da Serra, Rio Bonito, São Lourenço e Centenário, no Hospital Municipal Raul Sertã e no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro.

*MATÉRIA ATUALIZADA 07/12/2021, ÀS 14H12.