SMOMU TRABALHA NA MELHORIA DA SINALIZAÇÃO

Publicado em: 07/12/2021 11:12 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

SMOMU TRABALHA NA MELHORIA DA SINALIZAÇÃO

Pintura de lombadas e faixas de pedestres, marcação de estacionamento, sinalização de pontos de parada de ônibus e manutenção de sinalização vertical são alguns dos serviços prestados pela Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu). Esse trabalho diário foi executado no mês de outubro passado pelas equipes, com o acompanhamento do secretário Fabrício Medeiros, sempre de acordo com o prefeito Johnny Maycon e o vice Serginho.

Para aumentar a segurança de pais, alunos e profissionais que se deslocam para a Escola Municipal Dante Magliano, na Ponte da Saudade, a equipe de sinalização de trânsito da Smomu implantou uma faixa de pedestres e repintou a lombada em suas proximidades. Novas intervenções serão realizadas nas imediações dessa escola.

Com o mesmo objetivo, aumentar a segurança nas travessias da Rua Mac Niven, no Centro, foi repintada uma faixa de pedestres, inclusive pelo aumento da demanda no local, devido a nova localização do Conselho Tutelar.

Para atender aos princípios da legalidade, suficiência e manutenção e conservação, inerentes à sinalização de trânsito, diversas vagas de estacionamento regulamentado foram revitalizadas ou remarcadas no Centro, como de carga e descarga, de curta-duração, para veículo de aluguel (táxi) e para motos.

Sempre em busca de oferecer melhores condições ao deslocamento e operação do transporte coletivo, com o intuito de beneficiar aos usuários desse serviço, inclusive através da redução de custos para que haja esse bom reflexo nas tarifas, a Smomu vem desempenhando diversas ações para alcançar esse objetivo. Para tal, foram implantadas placas de ponto de parada em diversos bairros, com maior número em Conselheiro Paulino e em São Geraldo. No Loteamento Vale da Montanha foi necessária a aplicação de um modelo diferente, mais estreito, por conta das características de espaço no local, o que é permitido pela legislação.

Prosseguindo com a manutenção e revitalização da sinalização horizontal, mais faixas foram repintadas na Vila Amélia e em Olaria. Como frisa o secretário Fabrício, esse é um trabalho contínuo que prossegue por toda cidade.

Visando aprimorar a segurança, reduzindo dúvidas e conflitos, a equipe de sinalização horizontal da Smomu realizou nessa noite a demarcação de setas direcionais no acesso entre a Avenida Governador Roberto Silveira e a Rua João Alberto Knust, em Conselheiro Paulino.

Seja através da verificação da própria equipe de sinalização, por parte dos agentes ou guardas civis municipais (GCMs), pessoal administrativo ou qualquer outra pessoa, mesmo que não faça parte da Smomu, Fabrício salienta que, com a maior brevidade possível, uma equipe se desloca até os locais onde há necessidade de manutenção no equipamento de sinalização vertical. “A maioria das necessidades de manutenção são geradas por choque de veículos, seguidas de ações da natureza, desgaste natural e também por vandalismo. Se alguém visualizar uma placa virada, caída ou ausente, pode entrar em contato conosco através do telefone (22) 2526-9262, nos dias úteis, das 9h às 17h. Nos demais dias e horários, basta ligar para o número 153, da Guarda Civil Municipal, que está à disposição da comunidade 24 horas”.

Outras atividades ainda mobilizaram as equipes da Smomu. A Prefeitura de Nova Friburgo e o 6º Grupamento de Bombeiros Militar desencadearam uma ação conjunta de poda em eucaliptos da Praça Getúlio Vargas. Ao todo, 11 árvores foram identificadas por equipe técnica e laudo da Universidade Rural para receberem os cortes de galhos. A ação demandou intervenções específicas no trânsito de veículos no entorno da praça. A Secretaria de Ordem e Mobilidade orientou os motoristas para evitarem estacionar seus veículos nas vias paralelas à praça desde a noite anterior.

Em outra atuação, uma equipe da Smomu interditou a Rua Vicente Sobrinho, em Olaria, entre as ruas Presidente Vargas e Gustavo Lira, para construção de uma faixa elevada de pedestres, em frente ao Posto de Saúde Tunney Kassuga. Agentes de trânsito e GCMs estiveram no local para orientação aos motoristas.