SECRETARIAS DO MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E TURISMO PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE RPPNs

Publicado em: 06/12/2021 16:10 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

Na última quarta-feira, dia 1°, as secretarias municipais do Meio Ambiente, Turismo e Agricultura participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal de Nova Friburgo, por iniciativa do mandato da vereadora Maiara Felício, para debater a importância das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) para o município. As RPPNs são áreas particulares que têm como missão preservar recursos de diversidade biológica, promovendo a conscientização ambiental. Atualmente, Nova Friburgo conta com 25 RPPNs e a ideia é incentivar a criação de novas áreas como estas no município.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ocimar Teixeira, salientou que o meio moderno de se enxergar a agricultura não pode se distanciar do ambiente. “Precisamos continuar produzindo alimentos com a preocupação ambiental e com a preocupação daquelas pessoas que estão dentro da comunidade. Temos alguns desafios como popularizar o assunto voltado para a agroecologia dentro das nossas comunidades rurais, pois essa cultura da agricultura aliada a preservação ambiental ainda não é comum no meio rural. E o antagonismo entre agricultura e meio ambiente não pode existir”, salientou Ocimar.

Para a secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vívian de Assis, trazer para discussão assuntos voltados para o meio ambiente é sempre de grande valia para a sociedade, já que o município tem carência de políticas ambientais municipais. Vívian destacou ainda o trabalho que vem sendo realizando pela equipe da secretaria. “Posso dizer que tenho um orgulho muito grande do nosso licenciamento, praticamente só Nova Friburgo faz o licenciamento na região e se não fosse o trabalho desta equipe, não estaríamos onde estamos, ocupando a sexta colocação no ICMS Ecológico. É fundamental ter uma equipe que saiba ler dados ambientais tão importantes e repassar para o estado, a fim de refletir em uma boa política ambiental para nosso município”, enfatizou a secretária do Meio Ambiente.

Participaram da audiência pública, além dos secretários Vívian e Ocimar, a subsecretária de Regularização Fundiária e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), Andrea Duque Estrada, a assessora Kamila Mouza, representando a Secretaria de Turismo e Marketing, e também os vereadores Maiara Felício, que propôs a audiência, Joelson do Pote, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo friburguense, Cláudio Leandro e Zezinho do Caminhão.  Aberto à comunidade, o evento contou  ainda com membros de comitês, conselhos, associações de moradores e instituições do município.