HEMOCENTRO TERÁ MUTIRÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE NO SÁBADO, DIA 27

Publicado em: 17/11/2021 18:13 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Gabriela Gouvêa

HEMOCENTRO TERÁ MUTIRÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE NO SÁBADO, DIA 27

No próximo dia 25 de novembro (quinta-feira) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e em celebração a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo realizará um mutirão de doação no Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, no sábado, dia 27.

Por muitas pessoas trabalharem durante a semana e, com isso, não conseguirem realizar a doação de segunda a sexta-feira, a unidade fará a coleta de sangue no sábado, das 08h às 12h. Todas as pessoas que chegarem até este horário poderão fazer parte dessa corrente do bem.

Confira os requisitos necessários para doar: ter entre 16 e 69 anos, sendo que menor de idade deve estar acompanhado do responsável e para doar pela primeira vez precisa ter no máximo 60 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença, como, por exemplo, hepatite, malária, AIDS, doença de chagas e mal de Parkinson.

Além disso, alguns fatores temporários impossibilitam a doação, como estar grávida ou amamentando, ter feito tatuagem em menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou Covid-19 em menos de 15 dias.

Não é necessário fazer agendamento para participar do mutirão do dia 27. Basta comparecer ao Hemocentro de Nova Friburgo, que fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, com a documentação exigida: CPF e RG.

O Hemocentro é responsável por atender Nova Friburgo e mais 12 municípios da Região Serrana. Com o mutirão no sábado, a expectativa é que os estoques de sangue sejam abastecidos, tendo em vista a necessidade e a demanda sempre grande.