PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA ACOLHIMENTO DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Publicado em: 01/11/2021 09:47 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Gabriela Gouvêa

Os profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo participarão de uma capacitação, na próxima quarta-feira, 03, de acolhimento com orientações sobre como proceder em casos de violência física, sexual e psicológica em mulheres, crianças e adolescentes.

A qualificação será realizada pelas Áreas Técnicas de Saúde da Mulher e da Criança da Prefeitura, por meio de uma conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ) para os profissionais da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família) Atenção Hospitalar (Hospital Municipal Raul Sertã, Hospital Maternidade Dr Mario Dutra de Castro e UPA) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O objetivo da habilitação é possibilitar que os agentes de saúde, técnicos e enfermeiros da rede SUS tenham capacidade para acolher, da forma mais correta, as pessoas que passaram por algum tipo de violência e buscaram uma unidade de saúde do município.

O curso será feito de 10 às 13 horas, na Universidade Estácio de Sá, entretanto, as 30 inscrições disponibilizadas já foram encerradas. A Secretaria Municipal de Saúde tem intenção de continuar realizando ações como essa para oferecer mais qualificações aos profissionais de Nova Friburgo, e consequentemente, possibilitar um serviço de mais qualidade à população.