MUTIRÃO DA LIMPEZA RECOLHE CERCA DE TRÊS TONELADAS DE LIXO NO CASCATINHA

Publicado em: 26/10/2021 17:54 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

MUTIRÃO DA LIMPEZA RECOLHE CERCA DE TRÊS TONELADAS DE LIXO NO CASCATINHA

Uma iniciativa envolvendo moradores do bairro Cascatinha, com o apoio de entidades civis e da Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias municipais do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, de Turismo e Marketing, de Esportes e Lazer, e da Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha, promoveu a limpeza em montanhas, trilhas e cachoeiras nos arredores do Cascatinha e da Caledônia, incluindo o Parque Municipal Juarez Frotté. O Mutirão da Limpeza foi promovido  domingo, 24, e contabilizou o recolhimento de aproximadamente três toneladas de lixo descartados irregularmente na natureza.

A ação do último domingo contou com mais de 70 voluntários que atuaram na limpeza do Pico da Caledônia, Médio Caledônia, onde estão situadas as torres de TV; Chapéu da Bruxa e Pirâmide – Vale das Seriemas (Apa Caledônia), Parque Municipal Juarez Frotté, adutora, Feiticeira, Bacia/Santa, Ananias e Pedra do Imperador. Além de resíduos comuns deixados pelos frequentadores desses pontos turísticos, foram encontrados utensílios domésticos, móveis, restos de veículos, entre outros.

Segundo Webster Mello, morador da região e um dos organizadores do mutirão, o objetivo da ação conjunta é tentar conscientizar moradores e frequentadores da região a não descartarem o lixo de forma irregular no meio ambiente. A ideia é realizar esses mutirões de limpeza de forma periódica, atraindo, inclusive, novos parceiros.

A secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vívian de Assis, participou da ação de limpeza. “As secretarias de Esportes, Turismo, Meio Ambiente e a Subprefeitura de Olaria somaram forças ao mutirão de limpeza organizado por moradores do Cascatinha e importantes entidades civis envolvidas na causa. Neste esforço, se somaram ainda Parque Estadual dos Três Picos, o Legislativo, representado pelo vereador Zezinho do Caminhão, e empresas apoiadoras que ajudaram desde o café até a coleta com caminhão extra da EBMA. Juntos somos imbatíveis”, acentuou.