REPRESENTANTES DO CONSULADO DA BÉLGICA VISTAM ESCOLAS EM NOVA FRIBURGO

Publicado em: 21/10/2021 16:35 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

REPRESENTANTES DO CONSULADO DA BÉLGICA VISTAM ESCOLAS EM NOVA FRIBURGO

A titular da Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Nova Friburgo, Caroline Klein, acompanhada de outras pessoas de sua equipe, recebeu nesta terça-feira, 19, no Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I, localizado em Salinas, e no Colégio Municipal Ceffa Flores de Nova Friburgo, em Vargem Alta, a visita do cônsul geral da Bélgica, Daniel Dargent, além do cônsul Brent Van Tassel e o presidente do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), Ricardo van Hombeeck. Entre os presentes estavam também Daniel Figueira, chefe de gabinete em representação ao prefeito Johnny Maycon, que encontra-se em viagem de trabalho, e a subsecretária de Educação, Cintia Damásio.

Ambas as unidades possuem em suas histórias uma forte ligação com a Bélgica, afinal, o país foi o responsável pela criação das escolas. O presidente do Ibelga falou  sobre a visita do consulado e a sua importância. "O Ibelga não existiria se não tivesse havido este esforço do consulado, que conseguiu recursos na Bélgica há anos, para a construção das escolas. Hoje a gente precisa de parceiros para ampliar os nossos projetos. Eu costumo dizer que o que faz a força de uma sociedade é o pessoal de dentro da comunidade, e isso o Ibelga tem muito enraizado, a comunidade conhece a região, mas a gente precisa muito do apoio do pessoal de fora, de ideias de fora que a gente possa aplicar no dia a dia. Essa integração é fundamental. O consulado pode contribuir muito com a gente", afirmou.

Além disso, Ricardo também falou sobre a integração com o município para resolução de questões do cotidiano escolar. "A gente tem vários projetos e tenta avançar. Além de trabalhar junto com a prefeitura para resolver os problemas do dia a dia. O Ibelga ten 30 anos porque teve uma sustentabilidade, se fosse uma coisa ruim já teria acabado, então mostra que estamos na direção certa. O campo na nossa região é uma vocação importantíssima da nossa sociedade".

Caroline Klein, secretária de Educação, falou sobre as duas unidades, a metodologia de ambas que é a pedagogia da alternância, e também sobre a visita. "São duas escolas muito importantes para o município, com uma pedagogia diferenciada, que tem trazido grande valor em relação pedagógica. É importante que eles conheçam a localidade para que novos projetos possam surgir".