PARCERIA DA SME COM A PM DÁ CONTINUIDADE AO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS

Publicado em: 30/09/2021 18:14 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

A Escola Municipal Anna Barbosa Moreira, da rede escolar da Prefeitura de Nova Friburgo, faz parte há alguns anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Polícia Militar. A turma do 5º ano da unidade iniciou nesta quinta-feira, 30, na forma presencial e online, o projeto que tem como objetivo esclarecer as crianças sobre os prejuízos do uso de drogas e o quanto é importante manter-se longe da violência. Devido à pandemia, ocorreu uma suspensão temporária do Proerd, retornando neste segundo semestre.

Criado no ano de 1992, numa parceria entre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Educação e o Consulado Americano, o programa teve sua origem apoiada ao Dare (Drug Abuse Resistance Education), programa que, na época, já existia na Polícia da cidade de Los Angeles, nos EUA.

A partir daí, o projeto se espalhou entre as polícias militares de todos os estados do Brasil,  levando até as nossas crianças importantes mensagens que somam com os seus currículos escolares, ajudando-as em suas formações enquanto cidadãs e, acima de tudo, enquanto pessoas que exigem respeito e respeitam o próximo. Também está inserido no programa, a importância da família na formação dessas crianças.

Aplicado em sala de aula pelo instrutor (educador social) e com a presença do professor responsável pela turma, em Nova Friburgo , o trabalho segue sob a responsabilidade do 1° Sgt Torres (responsável pela área), com o apoio do 2° Sgt Cezario, do 3° Sgt Gualberto e das Cabos Verônica e Carolina, todos do 11º Batalhão de Polícia Militar. Ao final do curso, será realizada uma formatura para entrega dos certificados de conclusão.