NOVA FRIBURGO RECEBE EQUIPE PARA VISITA DE CAMPO DO PROJETO SABO

Publicado em: 27/09/2021 20:37 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

NOVA FRIBURGO RECEBE EQUIPE PARA VISITA DE CAMPO DO PROJETO SABO

No último dia 22, representantes das secretarias municipais de Obras, Defesa Civil e Meio Ambiente de Nova Friburgo,  do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) fizeram uma visita de campo na região próxima ao Hospital São Lucas, em Duas Pedras, que deverá ser contemplada com a construção de uma barragem de fluxo de detritos (Sabo), cuja tecnologia, difundida no Japão, é pioneira no Brasil.

O projeto Sabo consiste no "aprimoramento da capacidade técnica em medidas estruturais contra movimentos gravitacionais de massa em foco na construção de cidades resilientes", contemplando, inicialmente, os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis. Com estimativa de duração de cinco anos, serão criadas diretrizes técnicas até que o projeto seja executado de fato.

“Dentro dessa cooperação pretendemos desenvolver um manual de engenharia, com orientações técnicas para obras de retenção de fluxo de detritos, e em um segundo momento, alocar recursos aqui, no município de Nova Friburgo, através do governo do estado, para que a gente possa implantar uma obra de retenção, uma barreira Sabo nessa localidade do Hospital São Lucas”, explicou Wolnei Wolff, analista de infraestrutura do MDR que acompanhou a visita.

Em 2013 foi criado pelo governo federal o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais, o Gides, que tinha como prioridade fortalecer as intervenções nas áreas de proteção de risco. Esse projeto se encerrou em 2017 e o município de Nova Friburgo deu continuidade a uma nova etapa, com o piloto da obra na encosta próxima ao Hospital São Lucas.

“Recebemos os representantes de Brasília, do MDR, do governo japonês, da Jica, para, através de uma parceria, fazer algumas intervenções em Nova Friburgo e mitigar riscos que a gente ainda corre. E estamos aqui, com as secretarias de Obras, Defesa Civil e Meio Ambiente para trabalharmos juntos e desenvolvermos com o governo federal e com o governo japonês uma obra muito importante para a cidade”,  comentou o secretário de Obras, Bernardo Verly.

A secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vívian de Assis, destacou a importância desse trabalho integrado. “A nossa função, enquanto Secretaria do Meio Ambiente, é fazer o mapeamento das áreas, geoprocessamento e análise de outras possíveis áreas para que possamos pensar em outros projetos de médio e longo prazo. E neste momento, com essa aliança, vamos conseguir tocar essa grande obra aqui em Nova Friburgo e que será uma referência no Brasil e no mundo”, finalizou Vívian.