HORTO MUNICIPAL CULTIVA MUDAS DE PLANTAS E ÁRVORES PARA RECOMPOSIÇÃO DE ÁREAS URBANAS

Publicado em: 16/08/2021 18:40 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

O horto municipal é uma espécie de berçário de árvores nativas e plantas ornamentais utilizadas na recomposição paisagística de canteiros, jardins e praças. O espaço é administrado pela Prefeitura de Nova Friburgo, sendo de responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos, e conta com uma equipe qualificada para cuidar dos bens públicos, embelezando as áreas urbanas.

O local tem grande importância para o meio ambiente, com diversas espécies de mudas nativas aptas para o plantio. O horto também recebe mudas de árvores doadas para compensação ambiental e que são utilizadas para recompor áreas degradadas no município.

O engenheiro florestal do horto municipal,  Vandré Maya, comentou que, para o uso voltado para arborização urbana, são  utilizadas mudas no padrão com mais de um metro. "A tendência é que, no futuro, passemos a utilizar mudas com até dois metros para garantir maior sobrevivência da planta, já que mudas muito pequenas acabam sendo quebradas com facilidade”, explicou.

Além de um engenheiro florestal com vasta experiência, o horto conta com um gestor ambiental e uma equipe que trabalha cuidando das plantas e árvores. Para o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, preservar o meio ambiente é garantir qualidade de vida para a população. “Estamos lidando com o futuro, o verde é o futuro, preservar é o futuro, plantar também é o futuro. Então estamos em boas mãos e essa equipe de parques e jardins tem muito o que acrescentar para a nossa cidade”, salientou Eduardo.