MOBILIDADE URBANA COMBATE MOTOS BARULHENTAS E FAZ MANUTENÇÃO DA SINALIZAÇÃO DA CIDADE

Publicado em: 06/08/2021 18:20 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

Quem circula por Nova Friburgo tem percebido as ações da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), sempre decididas de comum acordo entre o prefeito Johnny Maycon e o secretário da pasta, Fabrício Medeiros. Na segunda quinzena do mês de julho foi realizada uma operação para tirar de circulação motos com escapamento adulterado, além de muitas ações de reparo na sinalização em toda a cidade.

Uma operação para coibir motos barulhentas foi realizada pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e Guarda Civil Municipal, em parceria com o 11º Batalhão da Polícia Militar. Foram duas blitzes simultâneas para fiscalizar infrações de trânsito, com foco em motocicletas irregulares, principalmente com alteração no sistema de escapamento. Os pontos de atuação foram na Avenida Conselheiro Julius Arp e no Vale dos Pinheiros. Somando os dois locais, 88 veículos foram abordados, resultando em 65 autos de infração e sete veículos recolhidos ao depósito, sendo seis destes motocicletas.

As infrações mais cometidas foram direção de veículo sem possuir a carteira nacional de habilitação (CNH), com 12 ocorrências; licenciamento vencido, também 12; falta do cinto de segurança pelo condutor (10), descarga livre (6), e permissão de posse de veículo a pessoa não habilitada (5).

O trabalho de aprimoramento da sinalização tem sido feito por toda a cidade. A equipe de Sinalização de Trânsito da Smomu realizou melhorias na Rua Almirante Barroso, no Centro. As intervenções constaram de implantações de placas de advertência e setas horizontais indicativas, alertando da mão inglesa e de quatro faixas de pedestres; regulamentação de parada obrigatória nos dois sentidos da via e mudança do eixo central da pista, para permitir o estacionamento em um dos lados.

A sinalização foi substituída na ciclovia da cidade. Sinais A-15 foram trocados por sinais R-1 em todas as interseções da ciclovia. Como explica o secretário Fabrício Medeiros, o sinal A-15 adverte para a parada obrigatória à frente e os locais exigem a parada imediatamente após a placa. Então foi constatado erro de legalidade e suficiência, motivando a adequação pelo sinal de regulamentação. “Este sim obriga a parada no ponto em que está, objetivo de haver tal sinalização, obrigando o ciclista parar, por motivo de segurança”, ressalta.

O secretário da Smomu cita que a equipe de sinalização realizou a pintura de duas novas lombadas na Rua Eugênia de Almeida Maia, em Conselheiro Paulino, e de outras duas na mesma rua, que foram adequadas às medidas normatizadas. Em breve será implantada a sinalização vertical para aumentar ainda mais a segurança no local.

Seguindo os trabalhos de adequação da sinalização de trânsito, a equipe da Smomu realizou a demarcação horizontal de mais três pontos de táxi no Centro, nas ruas Augusto Cardoso, Fernando Bizzotto e Comandante Ribeiro de Barros. A cor usada foi a branca, indicada para esse tipo de reserva de vagas, conforme prevê as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Já a equipe de manutenção semafórica atende incansavelmente às demandas de ocorrências de panes nos equipamentos da cidade. Muitas vezes trabalha à noite, em feriados e finais de semana. Fabrício comenta que são vários os equipamentos extremamente defasados e precários, com fios longos e cheios de remendos. “Nossa equipe administrativa está empenhada em mudar essa realidade e pretendemos já no próximo ano realizar a terceirização de todo o parque, com todas as adequações necessárias para correto posicionamento, focos de pedestres e sincronização (onda verde) através de instalação de mais controladoras”.