Ciência e Tecnologia

 

SCNT - 2023


20° SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Foi realizada entre os dias 16 e 20 de outubro a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com diversos eventos e palestras acontecendo em instituições parceiras, sendo o marco principal a Feira realizada na Estação Livre, no dia 19. A organização é da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, em parceria com várias secretarias municipais, além de instituições privadas e públicas.

 

Ao longo do dia 19, a programação mostrou tudo de mais inovador, científico e tecnológico do município para cidadãos e alunos das unidades escolares do município. O evento também contou com diversos expositores parceiros, como por exemplo, a Secretaria Municipal de Agricultura, com apresentação da tecnologia envolvida na produção de morangos e tecnologia agropecuária com melhoramento genético; Universidade Federal Fluminense e Secretaria Municipal de Educação, por meio de experimentos científicos didáticos do projeto Science Truck; Ecosol, com exposição dos trabalhos manuais, utilizando materiais recicláveis; Escola de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, com trabalhos sobre cuidados com o corpo, aferição de pressão arterial e orientações de educação em saúde para a comunidade; Cidade Inteligente, com apresentação do programa de monitoramento inteligente, feito por mais de 200 câmeras integradas que colaboram para a segurança do município; Muito Mais Educação Profissional, com projetos de robótica dos alunos; Estácio de Sá, com exposição de maquetes idealizadas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo; Agência de Inovação da UFF, com apresentação e amostra da agência e startups; Firjan e 1ª equipe de First Robotic Competion, com o projeto de robótica; Colégio Nossa Senhora das Dores, com trabalhos selecionados da Feira Intercolegial de Ciência e Tecnologia; CEFET, com pesquisa sobre realidade virtual e turismo.

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023, com o tema: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” se encerrou no dia 20, com programação para estudantes friburguenses, a palestra: Conexão 5.0 – O profissional de sucesso do futuro, no colégio Jamil El Jaick.

Os responsáveis pela coordenação da semana no município foram, o sr. André Montechiari - Secretário de Ciência e Tecnologia, sr. Augusto Theodoro – Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, sr. Elberth Heringer – Coordenador de Tecnologia Social, sr. Marciano da Silva – Supervisor Operacional, Maurício Marques – Coordenador do Projeto Cidade Inteligente, sr. Rhafael Barroso – Técnico em Gestão de RH e Gustavo Boy – Designer e Videomaker.

 

No link abaixo temos o vídeo de apresentação da feira na estação livre:

VEJA A VÍDEO

 Imagem da programação de palestras: