Turismo - Ecoturismo

Clique nas imagens para ampliar

 

PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS

Representando um dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos abrange áreas de cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim. Apresenta inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes, rios e cachoeiras, sendo um dos principais atrativos turísticos da região. O nome do Parque está ligado à história dos exploradores na região dos Três Picos, visitada pelos montanhistas desde a década de 20. Este importante conjunto de montanhas formado pelos Picos Menor, Médio e Maior (sendo este considerado o ponto culminante de toda a Serra do Mar, com seus 2.366 m de altitude), é localizado entre os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis. O lugar consagrou-se por concentrar o maior número de vias longas do país a partir dos anos 90, atraindo montanhistas de vários países, e hoje ressalta a vocação para o Ecoturismo responsável.

Clique aqui para saber mais.

 

PARQUE ECOLÓGICO DO CÃO SENTADO (PARQUE FURNAS DO CATETE)

Situado às margens da rodovia que liga Nova Friburgo a Bom Jardim (RJ116, Km91.2 - ao lado do pedágio), o Parque Furnas do Catete, conhecido como Parque Ecológico do Cão Sentado, encontra-se em extensa área verde, e oferece aos visitantes diversas atividades, como escaladas esportivas, arvorismo, boulders e caminhadas.

A Pedra do Cão Sentado, uma das mais notáveis formações rochosas do Parque, é considerada símbolo da cidade de Nova Friburgo. Com aproximadamente 111 metros de altura, foi originada a partir de eventos erosivos que desgastaram a rocha e levaram à formação da feição que hoje se assemelha a um cão.

A distância da entrada do Parque até o Mirante Cão Sentado é de 760 metros de extensão, com duração de aproximadamente 40 minutos. É uma caminhada bastante agradável e fácil, passando por cavernas e grutas, com alguns trechos que contam com passarelas e escadas de madeira com corrimão. Para percorrer a trilha, basta seguir a sinalização.

Funcionamento do Parque: sexta a domingo e feriados - de 9h às 17h - entrada gratuita

Trilha ecológica: de 9h às 15h30min - valor: R$15,00 - crianças até 6 anos não pagam

* o Parque não funciona em dias de chuva *

Monumento Natural Municipal Pedra do Cão Sentado

Em 07 de janeiro de 2020, através do Decreto Municipal nº 421, foi criado o Monumento Natural Municipal Pedra do Cão Sentado, com o objetivo de transformar o Parque em uma Unidade de Conservação, assegurando a preservação do elemento natural relevante, de grande beleza cênica, e seu conjunto geológico, além dos remanescentes de Mata Atlântica do entorno.   

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável é o órgão responsável por implementar e promover a gestão ambiental da Unidade.

 

PARQUE MUNICIPAL JUAREZ FROTTÉ

Localizado no bairro Cascatinha, a apenas seis quilômetros do centro da cidade, o Parque Municipal Juarez Frotté é bastante procurado, não somente no verão, mas também durante todo o ano. Com fauna e flora preservadas, mirantes, trilhas e cachoeiras, o Parque é uma ótima opção para quem gosta de passeios em meio a natureza. Lá os visitantes encontram uma ampla área de lazer com parquinho para crianças, locais para piqueniques, bicicletário e ainda um viveiro de plantas medicinais. Outra atração do Parque é o Viveiro Educandário, uma iniciativa focada em educação ambiental, idealizada pela Ecomodas e parceiros, que reaproveita cones de linhas de costura industrial para o cultivo de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. 

Funcionamento: 

quarta a domingo - de 9h às 17h - entrada gratuita

Mais informações: (22) 2519-7013

 

PICO DA CALEDÔNIA

O Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar. Inserido no Parque Estadual dos Três Picos, fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios.

Com 2.257 metros de altitude, possui uma das mais belas vistas de Nova Friburgo e de outras localidades próximas, sendo possível até visualizar a Baía de Guanabara e a Região dos Lagos, em dias mais claros.

Sendo uma das maiores montanhas do estado do Rio de Janeiro e com uma localização privilegiada, possui torres de transmissão de rádio que auxiliam na comunicação de grande parte do interior do estado, como as repetidoras das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além da Marinha do Brasil, equipamentos de transmissão de dados da Petrobras e antenas de operadoras de telefonia.

Devido a sua importância para o Meio Ambiente, e considerando a existência de muitas nascentes de água e a presença de animais silvestres, foi criada no seu entorno uma área de proteção ambiental conhecida como APA do Caledônia.

O acesso ao Pico da Caledônia é feito através de uma estrada bem íngreme a partir do bairro Cascatinha. O trecho final é uma escadaria com 630 degraus e 330 metros de extensão. Não é permitido subir as escadas com chuva.

Para visitar o local, é preciso ser maior de 18 anos ou estar acompanhado de um adulto, além de apresentar um documento oficial com foto. Não é permitida a presença de animais. O número de pessoas visitando simultaneamente o local é limitado, de modo a dar mais segurança e conforto aos montanhistas, além de evitar aglomerações, depredações e acúmulo de lixo.

O entorno do local oferece algumas opções de hospedagem, como hotéis, pousadas e camping, próximos ao cume.

Visitação (gratuita) - de terça a domingo - de 7h às 15h

 

CACHOEIRAS DO CASCATINHA

Nova Friburgo é cercada por belezas naturais bem conhecidas, mas algumas escondidas, como é o caso de duas cachoeiras localizadas no bairro Cascatinha, a apenas seis quilômetros do centro da cidade.

A Cachoeira da Feiticeira e a Cachoeira da Adutora são dois pequenos paraísos que atraem aventureiros, fotógrafos e amantes da natureza. 

 

Montanhismo em Nova Friburgo

Cercada por belas cadeias de montanhas e paisagens incríveis, Nova Friburgo é uma cidade importante no circuito de montanhas do Brasil. Além de ter o segundo mais antigo clube de montanhismo do país, na cidade estão localizadas as duas montanhas mais altas da Serra do Mar – cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1.500 Km, desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina.

O Montanhismo é uma atividade já muito praticada na região, mas que precisa, cada vez mais e sempre, ser explorada de forma consciente, ordenada e sustentável.

 

O Centro Excursionista Friburguense (CEF) é o segundo mais antigo clube de montanhismo do Brasil. Fundado em 20 de Julho de 1935, é uma entidade social sem fins lucrativos, que oferece uma vasta programação direcionada ao montanhismo em diversos locais do Brasil e eventualmente no exterior. Sempre se preocupando com a preservação do meio ambiente, o CEF realiza diversas ações de preservação e educação ambiental, como a campanha permanente “TRAGA SEU LIXO DE VOLTA”. Administrado por uma diretoria composta por alguns de seus membros (Cefistas), o CEF se mantém basicamente pela contribuição de seus associados, sendo a verba utilizada na manutenção e melhoria da entidade, bem como na aquisição de material para as atividades.

Para associar-se ao Centro Excursionista Friburguense e participar das atividades desenvolvidas pelo Clube, faça sua inscrição clicando aqui.

 

Idealizado pela jornalista Christiane Mussi, o projeto Montanhe-se nasceu com o objetivo de promover e integrar as montanhas de Nova Friburgo, criando oportunidades e experiências que fortaleçam a prática do montanhismo na cidade, sempre preservando a natureza e conscientizando a população. A proposta da iniciativa é unir turismo, meio ambiente, esporte, comércio, entretenimento e, sobretudo, a sociedade. 

 

Algumas montanhas e altitudes aproximadas:

Pico Maior * – 2.366 metros 

Pico da Caledônia * – 2.257 metros 

Pedra do Capacete – 2.200 metros

Morro do Ronca-Pedra – 2.080 metros

Pedra Cabeça de Dragão – 2.018 metros

Garrafão – 1.750 metros

Pedra do Faraó – 1.710 metros

Pedra de São Caetano – 1.650 metros

Pedra da Babilônia – 1.630 metros

Pedra da Catarina Pai – 1.550 metros

Pedra do Chapéu da Bruxa – 1.530 metros

Pico da Sibéria – 1.500 metros

Pedra Janela das Andorinhas – 1.450 metros

Duas Pedras – 1.435 metros

Pedra do Porcelet – 1.430 metros

Pedra do Imperador – 1.410 metros

Pedra da Catarina Mãe – 1.420 metros

Morro da Cruz – 1.380 metros

Pedra Riscada – 1.325 metros

Pedra do Cão Sentado – 1.111 metros

Fonte: Centro Excursionista Friburguense