SSUBEA AVERIGUOU MAIS DE MIL DENÚNCIAS EM 2022 E OUTRAS 114 SÓ NO MÊS DE JANEIRO PASSADO

Publicado em: 06/02/2023 19:13 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

Os animais também têm recebido total atenção da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente. A sua titular, Elisângela Rodrigues, acentua que no ano passado, o setor recebeu e averiguou 1.040 denúncias de maus-tratos. Em consequência, foram gerados 70 boletins de ocorrência e duas prisões em flagrante. E ela anuncia mais ações este ano.

Ainda em 2022, a Ssubea lançou a cartilha do bem-estar animal e a equipe participou de quatro fiscalizações de cavalgada, coibindo o uso de 70 esporas. Através desse setor, a Prefeitura de Nova Friburgo realizou dez campanhas de adoção de animais, entre elas uma de felinos e outra somente de cães adultos, e promoveu a doação de duas toneladas de ração aos protetores cadastrados.

Outras ações, conforme enumera Elisângela, foram as parcerias firmadas com empresas que ajudaram ao longo do ano nessas realizações, além de ter sido criado o Ssubea Monitoramento, que deu maior transparência ao andamento das denúncias.

E a subsecretária destaca que apenas em janeiro deste ano foram feitas 114 denúncias à Ssubea e que o setor já realizou uma campanha de adoção de animais, além de ter lançado a primeira castração com todos os procedimentos municipais.