Disque 160: Serviço telefônico atende 24 horas com informações sobre a COVID-19

 

Publicado em: 04/06/2020 11:16 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

 


Através da central telefônica é possível ajudar pacientes com possíveis sintomas da doença, além de obter orientação com profissionais de saúde sobre quando é preciso procurar um hospital.


Lançado no mês de março, pela Secretaria de Estado de Saúde, o disque 160 é um serviço gratuito para tirar dúvidas sobre o coronavírus e a ligação pode ser efetuada de celular ou telefone fixo. O objetivo do canal é evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem sintomas graves se desloquem até um hospital. A importância de informações seguras sobre a pandemia e as diversas formas de prevenção, são pilares, também, da Prefeitura de Nova Friburgo. 


A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, ressalta a importância do esclarecimento de dúvidas na triagem de casos na cidade.
“É um serviço de suma importância para que a população tenha acesso à informação sem sair de casa, podendo relatar o que está sentindo. Assim que essas informações chegam ao município, são reportadas diretamente à Subsecretaria de Atenção Básica e repassadas para que a unidades de saúde próximas da residência dos pacientes façam o monitoramento. É um canal oficial, que dá retorno, sendo mais uma ferramenta no combate à proliferação do coronavírus”.