PROGRAMA SAÚDE AUDITIVA É DESENVOLVIDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Publicado em: 25/11/2022 16:17 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Ana Clara Gravino

Whatsapp

 

PROGRAMA SAÚDE AUDITIVA É DESENVOLVIDO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Prefeitura de Nova Friburgo, através das coordenações de Educação Integral, Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação, e o Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Saúde, firmou uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do curso de fonoaudiologia, que oferece capacitações aos gestores e professores nas práticas em orientações e avaliações no cuidado com a voz e identificação de problemas auditivos nos alunos e profissionais da rede municipal de ensino. Com a intenção  de iniciar a testagem da audição e fala nas crianças, desde cedo, foi realizado na manhã da última quinta-feira, 24, a capacitação com diretoras das unidades escolares que atendem a educação infantil. 

O projeto Saúde na Escola já vem sendo desenvolvido nas escolas municipais pactuadas, ou seja, com unidades básicas de saúde próximas. Aproximadamente 30 gestores participaram do curso. 

A audição é um sentido de extrema importância para a aquisição e desenvolvimento normal da linguagem oral e escrita da criança. A ausência ou diminuição de estímulos pode trazer uma série de problemas na aprendizagem e socialização, afetando de forma comportamental e emocional. 

“Essa parceria é muito importante para nossas crianças. Os educadores das unidades escolares do município estão sendo orientados a avaliar os alunos com atenção e cuidado. Caso seja identificado algum problema audiológico e/ou vocal no aluno, o professor faz o encaminhamento para que o responsável conduza-o para consulta aos profissionais da UFF”, destacou o coordenador da Educação Integral, Ronald Serafim.  

As equipes das secretarias de Educação e de Saúde estão elaborando a atualização desse e de novos projetos para o ano que vem, auxiliando e oportunizando o desenvolvimento das crianças e melhorando a qualidade de vida da comunidade.