Prefeitura lança plataforma digital com dados compilados de Covid-19 em residentes

Publicado em: 09/05/2020 16:45 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Natalia Amorim

Divulgação Internet

Link estará disponível para acesso a partir da próxima quinta, dia 14

Primando sempre pela transparência das informações, a Prefeitura lançará na próxima quinta-feira, dia 14, uma plataforma digital onde ficarão disponibilizadas todas as informações relacionadas aos casos confirmados de Coronavírus no Município. A novidade é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Ciência e Tecnologia e Subsecretaria de Comunicação Social e tem como intuito ampliar a visibilidade dos casos e do cenário epidemiológico do Município.

Os boletins que são divulgados às segundas, quartas e sextas, e atualizações feitas em outros dias da semana, ficarão mantidos. Já a plataforma será atualizada a cada quinta-feira e trará a consolidação de dados importantes como, por exemplo, a distribuição dos casos confirmados por sexo.

Atualmente, considerando a totalidade dos casos positivos, 56,6% deles são em pessoas do sexo feminino e 43,4% do sexo masculino. Já o maior índice de registro da doença confirmado por faixa etária é em pessoas acima de 60 anos, o que representa 33,8% dos casos. Em segundo lugar estão pessoas na faixa de 40 a 49 anos, com 24,3%. Dos 75 casos atestados laboratorialmente como positivos na cidade, 13,5% estão concentrados no Cônego, que tem, atualmente, nove casos confirmados da doença, à frente do Centro, com sete.

A proposta da Municipalidade vem ao encontro do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que, diante da pandemia, disponibilizou o serviço de monitoramento online de casos de Coronavírus. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, esta é uma oportunidade ímpar de dar visibilidade às informações relacionadas aos casos, em forma de compilado, garantindo, assim, a privacidade dos pacientes.

“A plataforma dará a oportunidade ao friburguense de ter a real dimensão do nosso quadro epidemiológico. Estamos diante de um desafio muito grande no sistema de saúde e, em oportuno, aproveito para destacar a todos sobre a importância de respeitarmos o isolamento social para conseguirmos cumprir a missão de vencer esta pandemia tão difícil, sem precedentes. Não cumprir as medidas de segurança significa aumentar as chances de um colapso na nossa rede de saúde, não só no público, mas no privado também, impactando no número de óbitos e de pessoas acometidas pelo agravamento da doença”.

A plataforma estará disponível através de um link, que será divulgado durante a semana, e com acesso à toda a população.