PREFEITURA ATUA EM BAIRROS E DISTRITOS PARA EVITAR TRANSTORNOS AOS MORADORES NOS DIAS DE CHUVA

Publicado em: 12/01/2022 18:55 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima e Fernando Moreira

A Prefeitura de Nova Friburgo, através das equipes das Secretarias e Subprefeituras, esteve presente em diferentes comunidades realizando ações para evitar transtornos aos moradores em função das chuvas dos últimos dias, incluindo retirada de árvores e limpeza de vias.

A Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra foi acionada para a retirada de barreiras em diferentes locais. No sábado, dia 8, e no domingo, dia 9, a Subprefeitura trabalhou em Macaé de Cima e na Estrada Hans Garlipp, sentido Rio Bonito. Na segunda, dia 10, as equipes trabalharam na desobstrução de um trecho em Toca da Onça.

No 3o distrito, a Subprefeitura de Campo do Coelho fez reparo emergencial na Rua Saquarema, em um bueiro no Cardinot, na estrada dos Três Picos e atuou na retirada de árvores da pista em São Lourenço, Fazenda Rio Grande e em Conquista. Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Subprefeitura está trabalhando em Fazenda Rio Grande e Barracão dos Mendes.

“É neste período chuvoso que podemos constatar a importância de um trabalho bem feito e a necessidade de manutenção constante. É neste sentido que temos trabalhado para criar o Plano Municipal de Estradas Rurais e mapear os pontos críticos em cada localidade” – comentou o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ocimar Teixeira.

Em Conselheiro Paulino, a Subprefeitura trabalhou na recuperação de manilhas, auxiliou na retirada de barreiras no alto do Catete e na retirada de lixo na mesma localidade. A Secretaria de Serviços Públicos também retirou terra no bairro Nova Suíça e árvores caídas no distrito de Amparo, no Vale dos Pinheiros, no Cascatinha, na Granja Spinelli e no Rio Bengalas, próximo a Duas Pedras.

Já a Secretaria Municipal de Defesa Civil trabalha diuturnamente no monitoramento da previsão do tempo e no atendimento à possíveis chamados da população friburguense em caso de emergência. Apesar das chuvas constantes dos últimos dias, apenas pequenos transtornos foram causados, como queda de árvores e pequenos deslizamentos de terra, todos sem vítimas. A Defesa Civil trabalha em plantão 24 horas e em caso de emergência deve ser acionada através do número 199. Para se cadastrar no Sistema de Alerta Via SMS, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de onde mora. O serviço é gratuito e compatível com qualquer aparelho celular.