PREFEITO DE NOVA FRIBURGO PARTICIPA DE REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO SABO

Publicado em: 22/09/2021 13:40 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Anderson Frez

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, e o secretário de Obras, Bernardo Verly, participaram de reunião na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras, nesta terça-feira, 21, para apresentação e discussão do Projeto Sabo, que consiste no "aprimoramento da capacidade técnica em medidas estruturais contra movimentos gravitacionais de massa em foco na construção de cidades resilientes".

O projeto foi apresentado pelo conselheiro-chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Hideto Ochi, e contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, do coordenador-geral de Prevenção e Programas Estratégicos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Wolnei Barreiros, e da superintendente executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, Anna Carolina Dias.

A ideia do projeto, além da cooperação técnica entre os dois países, é desenvolver dois projetos de barragem de fluxo de detritos, tecnologia pioneira no Brasil e difundida no Japão, com estimativa de cinco anos, criando as diretrizes técnicas até que seja executado de fato, tanto em Nova Friburgo quanto em Teresópolis inicialmente. Vale destacar que já tem R$ 20 milhões aportados para o desenvolvimento e execução do projeto de contenção em uma área de Nova Friburgo.

“Essa é uma grande oportunidade para nos ajudar a preparar, fortalecer e ter mais capacidade técnica para a médio e longo prazo estarmos estruturados para realizar as intervenções e evitar tragédias em Nova Friburgo. Em mais essa parceria com o Japão teremos melhor monitoramento e controle sobre as áreas de risco para proteger a nossa população”, disse Johnny Maycon.