MEC SELECIONA DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA EDUCAÇÃO E FAMÍLIA 

 

Publicado em: 21/09/2021 16:52 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Whatsapp

 

MEC SELECIONA DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA EDUCAÇÃO E FAMÍLIA 

A Secretaria  Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Nova Friburgo lança o  programa Educação e Família. Entre as 5.755 escolas selecionadas nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC), as unidades municipais Vevey La Jolie e Cipryano Mendes da Veiga foram contempladas para fazerem parte desta ação que segue o seguinte fluxo: após serem contempladas pelo MEC, as escolas também são aprovadas pela SME e um plano de ação será elaborado para ser enviado ao MEC; em seguida irá para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para realização do pagamento a escola participante e, assim, ser implementado o plano de ação. 

O programa Educação e Família foi instituído pela portaria número 571, com a finalidade de fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro. 

A coordenadora do Conselho Escolar da SME, professora Martha Rachel, ressaltou a importância do plano de ação das unidades ser elaborado e implementado em parceria com o Conselho Escolar. Também destacou o uso do  aplicativo Clique Escola, que visa agilizar e democratizar o acesso da família e dos profissionais  às principais informações educacionais e financeiras das escolas, como uma das ações estratégicas do programa Educação e Família. 

A secretária de Educação, professora Caroline Klein, reforça que o programa veio fortalecer a parceria escola/família e que todos saem ganhando, pois a aprendizagem, o afeto e a interação de toda comunidade escolar são o caminho para a construção de um novo tempo. Caroline falou ainda sobre seu entusiasmo com a participação das unidades municipais escolhidas e com a possibilidade de outras unidades serem selecionadas no próximo ano. 

Estiveram presentes para o lançamento do programa Educação e Família, na SME, além de Caroline Klein, Cintia Damasio, subsecretária pedagógica de Gestão de Ensino e Aprendizagem; Maylon Adame, coordenador da prestação de contas da SME; Martha Rachel e Érica Mauro,  ambas da equipe do Conselho Escolar; e Roberta da Silva Correia de Souza, diretora da E. M. Vevey La Jolie.