FÓRUM DO ENSINO SUPERIOR PELO MEIO AMBIENTE DE NOVA FRIBURGO É DEFINIDO

 

Publicado em: 14/04/2021 20:07 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Raphael Dalboni

Whatsapp

 

FÓRUM DO ENSINO SUPERIOR PELO MEIO AMBIENTE DE NOVA FRIBURGO É DEFINIDO
 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável promoveu na última segunda-feira, 12 de abril, uma assembleia virtual para a formação do Fórum do Ensino Superior pelo Meio Ambiente de Nova Friburgo. Participaram da reunião professores indicados pelas universidades Federal Fluminense (UFF), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Estácio de Sá (Unesa) e Cândido Mendes (Ucam): Cláudio Fernandes e suplente Fernanda Volpe; Ana Moreira; Mario Roberto Valpaços e suplente Janaína Rima; e Marcello Ferreira, respectivamente. 

A secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vivian Alves de Assis, comandou a reunião, juntamente com o coordenador geral do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), o engenheiro florestal, Francisco de Carvalheiro Câmara. No encontro foram apresentadas a composição e função do conselho e a retomada de espaços participativos pela secretaria.

“O Fórum do Ensino Superior pelo Meio Ambiente de Nova Friburgo é o último passo para a composição legítima do Commam. A secretaria prioriza a retomada de espaços participativos na construção das políticas públicas ambiental, de desenvolvimento urbano e de bem-estar animal que envolve a pasta. Retomamos a participação efetiva nos comitês de bacias, no conselho gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) Macaé de Cima e no conselho consultivo do Parque Estadual dos Três Picos, sendo que em dois deles estabelecemos uma parceria com a Secretaria de Agricultura,” afirmou a secretária. 

Além de apresentar a função do Conselho Municipal do Meio Ambiente, a assembleia elegeu a professora Ana Cristina Fontes Moreira como representante das instituições de ensino superior situadas em Nova Friburgo. A primeira reunião do Commam será convocada em diário oficial ainda neste mês de abril.