Entrega dos totens da COPA RECICLOTRON

Publicado em: 20/10/2020 16:48 | Fonte/Agência: SSecom - PMNF

* Texto elaborado pela coordenação da Copa RECICLOTRON.

Criada para celebrar a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Friburgo de 17 a 23 de outubro, a competição ocorre entre 5 áreas de Nova Friburgo: Amparo, Campo do Coelho, Conselheiro Paulino, Lumiar e Olaria.  Os participantes depositam celulares nos pontos de coleta, marcam pontos para sua equipe e ainda podem aproveitar as ofertas na rede de parceiros RECICLOTRON.  Os produtos destinados para a reciclagem serão processados com toda a segurança e reintroduzidos na cadeia produtiva!
Com ajuda da Secretaria Municipal de Educação e a direção das escolas, selecionamos uma escola pública, como referência de cada região competidora:
•    Amparo - Escola Municipal Tiradentes;
•    Campo do Coelho - Escola Municipal Hermínia da Silva Condack;
•    Conselheiro Paulino - Escola Municipal Décio Monteiro Soares;
•    Lumiar- Escola Municipal Acyr Spitz;
•    Olaria - Colégio Dermeval Barbosa Moreira.
O totem da EM ACYR SPITZ foi entregue no dia 16/10 por Deise Ceccon, Presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFF e Eric Freitas Fernandes, fundador do projeto RECICLOTRON e recepcionado pela direção da escola: Professor Edmar Heindrich e  Professora Deide Mozer.
A participação das escolas, professores e alunos da rede pública de ensino proporciona uma oportunidade importante de reflexão sobre o tema principal da Semana de Ciência e Tecnologia.  O objetivo é engajar a comunidade escolar a refletir sobre o crescente uso de tecnologias de inteligência artificial no celular e mostrar como a prática da reciclagem de eletrônicos pode apoiar a inclusão digital de populações vulneráveis.
A presença dos totens nas escolas é um símbolo do engajamento da comunidade escolar na campanha.  Mas, devido à pandemia, os horários de funcionamento de cada escola são muito diferentes.  Portanto, para garantir equidade, a dinâmica da competição estabelece que todos os 20 totens e os 4 containers de coleta na cidade podem ser utilizados para marcar pontos para sua região favorita.  Moradores e visitantes cadastram e depositam celulares e carregadores (funcionando ou não) nos totens, e votam na região favorita, direcionando os pontos para sua equipe favorita.  Dessa forma, garantimos a maior equidade na disputa e estimulamos o envolvimento de parentes e amigos em participar ajudando sua equipe favorita!

Foto da entrega de um dos totens no dia 16 de outubro na E.M. Acyr  Spitz, com Deise Ceccon da CPS/UFF

RAIOS X  DA  COPA  RECICLOTRON:
Realizadores: Esta campanha foi produzida para a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Friburgo pelo Projeto Reciclotron do ISNF/UFF em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Educação.  Reciclotron é um projeto do Programa de Extensão SUSTENTA-VIDA do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense
Apoio: ABREID, IPRJ/UERJ, ACIANF, CDL, EMBRAPA, SEBRAE, Câmara Municipal de Nova Friburgo, Doces Sader, Casa Madre Roselli, Friburgo Shopping, Cadima Shopping.
Quando: A campanha tem duração do dia 17/10 a 23/10.
Onde: 20 Totens de Coleta de Celulares distribuídos pela cidade e 4 Containers para outros tipos de resíduos eletrônicos.
Dinâmica da Campanha: Moradores e visitantes cadastram e depositam celulares e carregadores (funcionando ou não) nos totens, marcam pontos para sua equipe favorita e ganham pontos para trocar na rede.  Os totens são esvaziados regularmente e os produtos encaminhados para a logística reversa no ISNF/UFF.  O produto de bens servíveis e inservíveis coletados serão reintroduzidos no mercado.  Os produtos em bom estado são encaminhados para projetos de inclusão digital enquanto a parte inservível é encaminhada para cooperativas de reciclagem.
Tipos de Produtos Aceitos e Pontuação:  Os celulares e carregadores são depositados nos totens.  Outros produtos eletrônicos são descartados nos containers.  A localização dos pontos de coleta está no https://www.reciclotron.com.br/copa-reciclotron.  Os produtos descartados são pontuados considerando uma tabela de pontuação padronizada (https://e-fidelidade.com/reciclotron/tabela_reciclaveis.php)
Premiação: Os participantes da região vencedora recebem um troféu virtual.  Produtos em bom estado e em funcionamento serão revertidos para a escola da região vencedora

Mais informações: https://www.reciclotron.com.br/copa-reciclotron
Contato: claudiofernandes@id.uff.br, Claudio Fernandes - coordenador do projeto Reciclotron