Tabagismo e Coronavírus é tema do Dia Nacional de Combate ao fumo deste ano

 

Publicado em: 28/08/2020 14:36 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF

Whatsapp

 

Tabagismo e Coronavírus é tema do Dia Nacional de Combate ao fumo deste ano

Divulgação Internet

 

O ​Dia Nacional de Combate ao Fumo​, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo               reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Em 2020, trabalhamos o tema​Tabagismo e Coronavírus(Covid-19) . Isso porque o tabagismo —     também considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — tem papel de destaque no agravamento da pandemia de Covid-19.  

Fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido) — também pode facilitar a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários e para a comunidade​. 
 
Além disso, o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Por isso, é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. 
  
Em Nova Friburgo, o Programa de Controle do Tabagismo, da Subsecretaria de Vigilância ​em Saúde, atende uma grande demanda de indivíduos fumantes que vêm sendo sensibilizados sobre os malefícios do tabagismo. O atendimento, baseado na ​abordagem  cognitivo-comportamental e utilização do tratamento medicamentoso quando necessário, é         realizado nas unidades de saúde, em grupos coordenados por profissionais de saúde capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde​. 


 Unidades que oferecem o tratamento do tabagismo: 
 
- Policlínica Centro Dr. Sílvio Henrique Braune (Responsáveis: Leones/Carla) 
 - Posto de Saúde Dr. Waldir Costa/ Conselheiro Paulino(Responsável: Sandra) 
 
- Unidades de Estratégia de Saúde da Família: 
 
Olaria II (Responsáveis: Giseli/ Márcia)   Olaria III (Responsável: Jean) 
 
Nova Suíça (Responsável: Maíra) 
 
Riograndina (Responsável: Carol) 
 
Stucky (Responsável: Camilla) 
 
Campo do Coelho (Responsável: Rochane) 
 
Lumiar (Responsável: Renata) 
 
São Pedro da Serra (Responsável: Denise) 
 
Amparo (Responsável: Charlene) 
 
Centenário (Responsável: Alba) 
 
São Lourenço (Responsável: Ana Paula)