Publicado em: 21/07/2020 09:43 | Fonte/Agência: Secom

Foto: Rodrigo Ferreira

Cras de Olaria já funciona na Estação Cidadania, na Via Expressa

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Olaria, que funcionava na Avenida Júlio Antônio Thurler, está atendendo em novo endereço, na Estação Cidadania (antiga Praça CEU), no espaço de eventos da Via Expressa. Pertence à Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura de Nova Friburgo. A mudança ocorreu no dia 13 passado e não houve inauguração por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O Cras de Olaria integra o projeto da Estação Cidadania.

Profissionais como assistente social, psicólogo e servidores administrativos compõem a equipe que ali trabalha, no horário das 9h às 17h, por agendamento, devido à covid-19, de segunda a sexta-feira. Posteriormente serão prestados serviços em conjunto com as secretarias de Cultura e Esportes, também integrantes do projeto. No momento não podem operar, mas assim que o complexo for liberado voltarão as reuniões com a comunidade, responsável por gerir a Estação Cidadania junto com o governo municipal, por meio do conselho comunitário. Esse processo estava bem avançado, mas foi interrompido devido à pandemia.

O QUE É – Os serviços ofertados pelos Cras são inscrição e atualização do Cadastro Único para recebimento do Bolsa Família, registro no Cadastro Único para isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos, concessão de benefícios eventuais, como cesta básica, auxílio funeral, aluguel social com intuito de superar vulnerabilidade e fortalecimento de vínculos; atividades envolvendo grupos de famílias da comunidade, registro no Cadastro Único para desconto na conta de energia, encaminhamento para o mercado de trabalho, atendimento e acompanhamento familiar, dentre outros.