Painel de dados sobre a educação começa a ser formatado

Publicado em: 13/07/2020 16:32 | Fonte/Agência: Secom

Painel de dados sobre a educação começa a ser formatado

Tão logo iniciada a nova gestão da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo (SME-NF), no dia 1º de junho, em sua primeira reunião com coordenadores pedagógicos e administrativos, o secretário Marcelo Verly apresentou a meta de organizar e disponibilizar vários dados e informações sobre a Rede Municipal de Ensino, traduzidos por números como quantidade de alunos, servidores do magistério e do apoio e unidades escolares, entre outros. Denominada de Núcleo de Dados e Informações para Políticas Púbicas em Educação (NDIPPE), a iniciativa pretende subsidiar a tomada de decisões dos gestores da Educação pública municipal.

Uma das iniciativas desenvolvidas desde então foi o georreferenciamento das unidades educacionais, a partir da plataforma Google Maps, articulada pelo subsecretário pedagógico, Loyola Bechara. Através do link https://geo.sme.novafriburgo.rj.gov.br , é possível visualizar a localização geográfica de cada creche e escola, além de acessar outros dados. Em função da dificuldade técnica de identificar algumas unidades com precisão, ajustes continuarão sendo feitos nos próximos dias.
Paralelamente a este levantamento, a responsável pelo setor de Bolsa Família, Carla Faria, criou painel de informações com dados do seu setor, conforme se pode verificar na imagem gerada, baseada no acompanhamento referente aos meses de abril e maio, com dados das redes municipal, estadual, federal e particular, fruto do acompanhamento da frequência de todos os quase 5.700 alunos de famílias que recebem Bolsa Família.

O secretário Marcelo Verly solicitou aos demais setores envolvidos que disponibilizem periodicamente informações a fim de que, tão logo se defina a ferramenta tecnológica mais adequada à sua implementação, seja possível integrá-las e disponibilizá-las ao público através de painel na Internet contendo indicadores (dashboard).

O prefeito Renato Bravo expressou sua satisfação elogiando a medida: “É fundamental, em qualquer gestão, saber quais são seus reais números para ter condições de definir melhor as ações e quais caminhos seguir. Tal iniciativa não poderia ter surgido em momento mais oportuno, quando nossos desafios são imensos, especialmente na Educação”, declarou.

A Rede Municipal de Ensino de Nova Friburgo conta atualmente com 120 unidades, entre escolas e creches, mais de 3.000 profissionais e cerca de 17 mil alunos matriculados. A partir do início de agosto, serão oferecidas atividades pedagógicas em regime domiciliar excepcional para os alunos, fruto do trabalho conjunto da SME e outras entidades que compõem o ecossistema educacional do município.