NOVA FRIBURGO RECEBE CERTIFICAÇÃO POR ELIMINAÇÃO DE TRANSMISSÃO DE HIV EM RECÉM NASCIDOS

 

Publicado em: 07/12/2022 15:58 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino

Whatsapp

 

NOVA FRIBURGO RECEBE CERTIFICAÇÃO POR ELIMINAÇÃO DE TRANSMISSÃO DE HIV EM RECÉM NASCIDOS

Nova Friburgo recebeu junto a outros quarenta e dois municípios de todo o país o certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV. O prefeito Johnny Maycon recebeu a certificação nesta quarta-feira, dia 7, em Brasília, acompanhado pelo secretário de Governo, Rodrigo Ascoly, pela subsecretária de Vigilância em Saúde, Alicia Emerich, e pela coordenadora do Programa de IST/AIDS/ Hepatite, Michelle Caetano.

A certificação foi concedida pelo Ministério da Saúde após ter sido realizada uma visita técnica em Nova Friburgo com o objetivo de avaliar o Programa IST/AIDS/Hepatite, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Essa avaliação rendeu a premiação com essa certificação da eliminação de transmissão vertical do HIV, que é quando o vírus passado da mãe para a criança durante a gestação ou parto. Desde 2009 que nenhuma criança nasce infectada pelo vírus no município. 

O Programa IST/AIDS/Hepatite tem se destacado no cenário estadual e nacional devido ao trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, serviço social, farmacêutico e biólogo.


Imagens