PROGRAMA “ARBORIZAR NOVA FRIBURGO” REALIZA AÇÃO DE PLANTIO EM CELEBRAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

Publicado em: 21/09/2022 16:38 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Priscila de Lima

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, em parceria com a concessionária Energisa, realizou a segunda ação do programa “Arborizar Nova Friburgo”, com o plantio de mudas de espécies arbóreas nas margens do Rio Bengalas, no trecho próximo à rodoviária norte, em Duas Pedras.

A ação teve como intuito a conscientização sobre a importância da arborização no ambiente urbano,  já que o Dia da Árvore marca o incentivo à preservação das árvores e florestas, conscientizando a sociedade sobre as consequências de ações como o desmatamento e a poluição.

Vale destacar que manter o equilíbrio do ecossistema aumenta a umidade do ar, produz oxigênio no processo de fotossíntese, reduz a temperatura, evita erosões, fornece sombra e abrigo para algumas espécies animais, potencializa os elementos estéticos da região, entre outras funções ambientais.

O programa “Arborizar Nova Friburgo” teve início em junho deste ano, quando foram plantadas mudas de árvores ao longo das margens do Rio Bengalas, em Conselheiro Paulino. O foco da ação é aumentar a biodiversidade local, promovendo a ampliação das funções ambientais e potencializar os elementos estéticos da região.