Iª CONFERÊNCIA MUNICIPAL: CURRÍCULO TERRITORIAL - NF SERÁ REALIZADA A PARTIR DO DIA 22 DE AGOSTO

Publicado em: 17/08/2022 17:14 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Do dia 22 de agosto ao dia 23 de setembro acontecerá a Iª Conferência Municipal: Currículo Territorial – NF. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo junto ao Conselho Municipal de Educação e o Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu objetivo é a discussão e a elaboração do Documento de Orientação Curricular a ser utilizado em todo o território do município, seja pelas escolas públicas ou privadas que atendem a Educação Infantil (Lei Municipal Nº 3.049, de 21 de dezembro de 1999). A programação será toda online e a inscrição pode ser feita pelo link https://shre.ink/mGD4 ou CLICANDO AQUI. A Secretaria Municipal de Educação irá emitir aos participantes certificados de 30 horas.

As atividades terão início no dia 22 de agosto, às 18h30, com a participação da professora doutora Maria Teresa Eglér Mantoan na live de abertura. Durante toda essa semana serão exibidas, no canal da SME no Youtube, palestras, debates e mesas redondas com convidados abordando temas que irão provocar as reflexões necessárias à elaboração do Documento de Orientação Curricular de Nova Friburgo (DOC-NF). Nas semanas seguintes serão formados os Grupos de Trabalho e Estudo (GTEs), no WhatsApp (de acordo com as inscrições).

Durante duas semanas os educadores terão acesso aos documentos produzidos coletivamente no ano de 2021 e poderão, individualmente, elaborar suas considerações. Entre os dias 12 e 23 de setembro serão conduzidos os encontros virtuais de cada GTE através da plataforma Google Meet.

Para que todas as comunidades escolares sejam representadas de maneira justa e diversa é requerido que indiquem os participantes da seguinte forma: um responsável pedagógico por unidade escolar; um professor por unidade que atenda a educação infantil, anos iniciais e EJA fases iniciais; um professor por componente curricular de cada unidade que atenda aos anos finais e EJA fases finais; e um representante da comunidade escolar/ conselho escolar.