Banco de leite humano de Nova Friburgo registra 90% de queda nas doações

 

Publicado em: 21/05/2020 20:07 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Rafael Barbosa

Whatsapp

 

Banco de leite humano de Nova Friburgo registra 90% de queda nas doações

O Banco de Leite Humano funciona no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro - Fotos: Daniel Marcus

 

Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro pede pela sensibilização das lactantes

Neste período de pandemia houve uma queda considerável nas doações de leite humano, no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, em Nova Friburgo.


O Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi celebrado em 19 de maio, no intuito de alertar sobre a importância do leite materno na formação e desenvolvimento saudável do bebê em seus primeiros meses de vida. Ele visa ainda atender os bebês e as mães que não conseguem amamentar e incentivando a doação a bancos de leite. 

O leite humano recebido passa por um processo de pasteurização e é utilizado por pacientes da própria maternidade, abastecendo hospitais particulares.  Em Nova Friburgo, o banco de leite humano funciona no Hospital Maternidade Dr. Mario Dutra de Castro. Porém, neste período de pandemia, houve uma queda considerável nas doações, afetando diretamente os bebês que necessitam do serviço.

A Nutricionista Tânia Costa, Responsável Técnico pelo Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Dr Mário Dutra de Castro, ressalta que a sensibilização da sociedade é de suma importância para doação de leite humano. 

“Essa semana comemoramos o dia mundial de doação de leite humano e esse ano será de uma forma bem diferente. Estamos com o estoque muito reduzido, devido à pandemia tivemos uma queda de 90% da doação nos últimos meses, este problema afeta todos os bancos do estado e do país. Os benefícios do leite materno para o bebê são indiscutíveis, todo seu valor nutricional e de defesa são importantes ao recém-nascido. Como diz nosso slogan: qualquer gota importa.”

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável, estar com excesso de leite, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. Se este for o seu caso, entre em contato com o banco de leite mais próximo de sua casa para obter maiores informações de como e quando doar”.

SERVIÇO -

O banco de leite humano do Hospital Maternidade de Nova Friburgo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h55 e das 12h às 16h, na Travessa Antônio Fernandes Moreira, 12, no Centro. Telefone: (22) 2522-0514 / 2522 9345.