SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS SUBSTITUI PAPELEIRAS DO CENTRO DA CIDADE

Publicado em: 28/06/2022 18:02 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS SUBSTITUI PAPELEIRAS DO CENTRO DA CIDADE

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Serviços Públicos, está promovendo a   substituição de papeleiras no centro da cidade. No total, 40 novas lixeiras de ferro foram instaladas ao longo da Avenida Alberto Braune e em algumas ruas transversais, e outras 20 papeleiras de plástico foram realocadas para a Praça Getúlio Vargas, que receberá, ainda, mais 20 nos próximos dias.

O distrito de Lumiar também recebeu dez novas lixeiras de ferro. A Prefeitura estuda a possibilidade de ampliar a utilização deste novo padrão de lixeira por todo centro da cidade, contemplando também alguns pontos do distrito de Conselheiro Paulino e bairros como Olaria e Ponte da Saudade.

As novas lixeiras de ferro são mais resistentes e foram doadas pela concessionária EBMA, conforme prevê o contrato firmado com a Prefeitura. Infelizmente, as lixeiras são alvos frequentes de vândalos, sendo depredadas e até mesmo incendiadas. As papeleiras de plástico são mais frágeis e, quando danificadas, não podem ser recuperadas e reaproveitadas. Já as lixeiras de ferro têm uma vida útil maior, podendo passar por reparos.

As papeleiras são instrumentos fundamentais na limpeza pública, pois evitam que pequenos resíduos sejam descartados inadequadamente em calçadas, canteiros e nas ruas e, consequentemente, sejam arrastados para galerias e bueiros em dias de chuva. A Prefeitura pede a colaboração da população para conservar as lixeiras e ressalta que qualquer ato de vandalismo contra o patrimônio público deve ser denunciado junto à Guarda Municipal pelo telefone 153.