Secretaria de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo participa do Rio Cidade Inteligente

Publicado em: 27/06/2022 17:39 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

Na última sexta-feira, 24, o subsecretário Elberth Heringer representou a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior da Prefeitura de Nova Friburgo na segunda edição do Rio Cidade Inteligente, no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. O evento objetivou as discussões sobre como usar as tecnologias disponíveis como meio para tornar as cidades sustentáveis e economicamente viáveis.
    A programação constou de debates sobre temas como “Cidades Inteligentes, Sustentáveis e seus desafios: conjunto de ações que otimizam os serviços em prol da qualidade de vida”, “Pontos importantes: educação em todos os níveis”; “Sustentabilidade”, e “Colaboração entre público e privado”. Segundo o subsecretário, esse conceito como um todo significa fazer investimentos tecnológicos buscando alcançar impactos altamente positivos à sociedade. Outro tema debatido foi “Pontos de partida e de chegada? Informação qualificada para o cidadão”, tendo como objetivos tornar as cidades mais eficientes, mais inteligentes e mais humanas e encontrar soluções que tragam mais qualidade de vida a todo cidadão.
    Para Elberth, “Cidade Inteligente” é feita para as pessoas, para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Em sua opinião, o encontro foi importante, com participação de pessoas com  mentes envolvidas em atividades diversas, como transportes, tecnologia, segurança, informação, saneamento, saúde, entre outras. Porém, com a mesma finalidade: oferecer melhorias para toda a comunidade.
    O subsecretário comenta ainda que durante o evento houve discussões sobre a produção de dados e indicadores, porém com capacidade de execução para a melhoria de vida. “Nosso objetivo é buscar conhecimento em estratégias, para definir ações que possam colaborar para melhor atender a população”, observou Elberth.